PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

México retorna a Londres, local da primeira medalha de ouro do país

17 jul 2012 - 08h57
Compartilhar
César Juárez
Direto de Londres

Para o México, os Jogos Olímpicos de Londres representam não somente uma oportunidade para que seus atletas consigam vitórias, mas também uma volta ao passado para reencontrar o lugar onde pela primeira vez o país subiu ao topo do pódio, ou melhor dizendo, conquistou suas duas primeiras medalhas de ouro. Na Olimpíada de 1948, o México venceu no hipismo a prova de salto por equipes e individual.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

No dia 14 de agosto daquele ano, no dia do encerramento dos Jogos, a equipe de hipismo formada pelo tenente coronel do Exército Mexicano Humberto Mariles (montando o cavalo Arete), Rubén Uriza-Castro (montando Hatuey) e Alberto Valdés Ramos (montando Chihuahua) conseguiu a medalha dourada, no mítico Estádio de Wembley. A Espanha ficou com a prata e a Inglaterra com o bronze.

Além disso, no salto individual, Mariles conseguiu o segundo ouro para o México, consagrando uma dobradinha, pois a prata ficou com Uriza. Já a medalha de bronze ficou com o francês Jean F. D'Orgeix.

Foi a primeira vez que o México conquistou uma medalha de ouro olímpica, dando um desfecho cinematográfico à historia dos cavaleiros mexicanos daquela época.

Antes dos Jogos Olímpicos de Londres 1948, a equipe de equitação mexicana se preparava para a última turnê de preparação pela Europa. No entanto, o tenente coronel Humberto Marles foi requerido pelo então presidente do México Miguel Alemán, que informou que a viagem havia sido cancelada, dizendo que a equipe não poderia ganhar - muito menos com um cavalo cego, como era Arete. Sem mais, a ordem foi dada e não haveria excursão.

Mas Mariles desobedeceu a ordem e falou a seus companheiros Uriza e Valdés que fariam a viagem e lidariam com as consequências. A equipe viajou à Europa e, na chegada à Itália, foram recebidos pelo embaixador mexicano, que pediu a Mariles para voltar ao México, pois tinha mandados de prisão por desacato a autoridade, deserção do exército e peculato.

Mariles seguiu com a ideia e o time de hipismo mexicano venceu na Itália o Concurso Hípico Internacional. Mariles e seus companheiros foram recebidos pelo Papa Pio XII, feito reportado pela imprensa, fazendo com que a notícia chegasse ao presidente Alemán, que, ao saber dos feitos, descartou as acusações feitas sobre o tenente coronel.

Desta forma, a equipe chegou para competir em Londres com Mariles, Uriza e Valdés e levou o ouro por equipes. Já no individual, Mariles, montando Arete, o cavalo cego menosprezado pelo presidente Alemán, conseguiu o que nunca havia acontecido antes: conquistar uma medalha de ouro e fazer com que o hino nacional mexicano tocasse nos Jogos Olímpicos.

Hoje, aquele antigo Estádio de Wembley, onde a glória alcançou o México, já não existe, pois foi demolido há dez anos para dar lugar ao novo Wembley, casa da seleção de futebol da Inglaterra e que abrigará a final do futebol olímpico.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Primeiras medalhas de ouro do México em Olimpíadas aconteceu em 1948, no Estádio Wembley
Primeiras medalhas de ouro do México em Olimpíadas aconteceu em 1948, no Estádio Wembley
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade