PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Mídia britânica critica recusa de homenagem a vítimas de Munique 1972

7 jul 2012 - 08h13
(atualizado às 08h37)
Compartilhar

Em 1972, 11 atletas israelitas foram assassinados durante os Jogos Olímpicos de Munique por um grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. 40 anos depois, a esposa de uma das vítimas, Ankie Spitzer, pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que dedicasse um minuto de silêncio durante os Jogos Olímpicos de Londres, em memória aos mortos no chamado Masacre de Munique. A entidade, no entanto, não aceitou a reivindicação, em atitude que revoltou a mídia britânica.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O jornal The Guardian deixa clara a indignação com a recusa do COI em atender ao pedido de Spitzer, mesmo que 87 mil pessoas, incluindo políticos, celebridades, o governo da Alemanha e o Senado dos EUA, tenham assinado sua petição.

A publicação questiona a falta de espaço para as homenagens tanto nas competições como durante a "extravagante" cerimônia de abertura organizada pelo diretor Danny Boyle ou em quaisquer eventos menores que acontecerão durante a Olimpíada.

As críticas mais pesadas são direcionadas ao ministro da Cultura, Mídia e Esporte, Jeremy Hunt, que "se recusou a dar sua contribuição de dois centavos", e ao chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog), Sebastian Coe, que "demonstrou extraordinária falta de tato" ao convidar Spitzer para um evento memorial criado por ela mesma. Segundo o jornal, Coe concordou em realizar um memorial "pessoal" durante a cerimônia de abertura, mas demorou demais a ceder.

Os britânicos lembram ainda os ideais dos Jogos Olímpicos, que afastam qualquer tipo de discriminação. Com isso, acusam o COI de discriminar os israelitas e questionam se as homenagens não seriam prestadas caso as vítimas de Munique fossem americanas. Para a publicação, 60 segundos são insignificantes para provocar tanta "teimosia" da entidade, alegando que Usain Bolt "poderia até correr dez vezes 100 m", mas continuaria sendo um gesto simples diante da grandiosidade das Olimpíadas.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atentado terrorista de palestinos terminou com a morte de 11 atletas israelitas
Atentado terrorista de palestinos terminou com a morte de 11 atletas israelitas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade