PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Modelo, francesa supera medo de cavalos por sonho olímpico

17 mai 2012 - 09h46
(atualizado em 18/5/2012 às 08h40)
Compartilhar

Quatro anos atrás, Elodie Clouvel era uma nadadora que não tinha conseguido entrar na equipe francesa que disputaria os Jogos de Pequim, e que tinha medo de cavalos. Mas agora, no pentatlo moderno, a (também) modelo de 23 anos é uma das candidatas à medalha na Olimpíada de Londres.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Para alcançar tal façanha Clouvel teve que superar seu temor pelos equinos, e aprender esgrima e tiro em apenas quatro anos. "Ela é cheia de surpresas. É uma lutadora natural, não desiste nunca", disse o técnico da francesa, Christian Roudaut.

Após o fracasso na tentativa de ir para Pequim 2008, Clouvel foi observada pela Federação Francesa de Pentatlo Moderno, que logo viu potencial na atleta, já cansada de nadar quase 20 km por dia. "Eu ia à piscina com o coração pesado. Agora esse sentimento se foi", afirmou.

O mais difícil para Clouvel foi aprender a lidar com os cavalos: "eu chorava e fingia dores de barriga para não ter que montar. Levei dois anos para superar o medo. No começo, andar a cavalo me dava tanto medo quanto pular de bungee jump. Mas agora eu posso montar qualquer cavalo".

Além de uma versão reduzida da prova de saltos do hipismo, o pentatlo moderno engloba uma série de duelos de esgrima, 200 m livre de natação, e uma corrida de 3.000 m intercalada com sessões de tiros a cada 1.000 m.

Em março deste ano, no Rio de Janeiro, Clouvel venceu um evento da Copa do Mundo de pentatlo moderno pela primeira vez. Na etapa final da Copa do ano passado, em Londres, a francesa foi a terceira colocada.

"O objetivo é me tornar campeã olímpica, embora eu saiba que será bem difícil. Estes são meus primeiros Jogos, mas não estou apreensiva", disse a atleta, que planeja ganhar a vida modelando depois que se aposentar no esporte.

"Eu gostaria de trabalhar como modelo", disse Clouvel, que fica visivelmente a vontade diante das câmeras. "Mas vou continuar com o pentatlo até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro."

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Basquete leva ouro e Argentina faz "dobradinha" inédita:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade