PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Monarquias do Golfo começam a abrir as portas para o esporte feminino

25 jul 2012 - 10h49
(atualizado às 12h01)
Compartilhar

Dezoito atletas mulheres das seis monarquias árabes do Golfo Pérsico participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, um número inédito para uma região onde o esporte feminino de competição está praticamente vetado.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

A participação feminina em Londres-2012 foi impulsionada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), cujos dirigentes têm defendido insistentemente a importância de contar com um número crescente de mulheres.

O Qatar já selecionou quatro atletas para Londres; o pequeno reino de Bahrein, oito; o Kuwait, três; os Emirados Árabes, duas e o sultanato de Omã escolheu uma.

No Catar, grandes aspirações desportivas favoreceram a decisão."Estamos muito felizes com a participação de atletas mulheres nos Jogos Olímpicos", destacou o xeque Saoud Ben Abdel Rahmane Al-Thani, secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar.

Ele diz que o esporte feminino do Catar começou a se destacar e, nos últimos Jogos Árabes, as mulheres de seu país somaram 32 medalhas, oito delas de ouro. Depois de conseguir a organização da Copa do Mundo de futebol de 2022, o Catar se apresentou como candidato para os Jogos Olímpicos de 2020, mas foi descartado, e agora planeja ser a sede das Olimpíadas de 2024.

O Bahrein aspira, por outro lado, o pódio para Mariyam Jamal, bicampeã mundial dos 1.500 metros. "Nossa participação vai estimular o esporte feminino no Bahrein e na região", espera o xeque Khaled Ben Abdallah Al-Khalifa, diretor-executivo do Comitê Olímpico do país.

No entanto, é na Arábia Saudita, a mais conservadora das seis monarquias do Golfo, onde a participação de mulheres gera mais polêmica, já que os responsáveis religiosos se mostram hostis ao esporte feminino em geral.

O Human Rights Watch lembrou que o esporte estava proibido para milhões de mulheres na Arábia Saudita, mas o país anunciou que pela primeira vez irá enviar duas mulheres para os Jogos de Londres.Em 24 de junho, a Arábia Saudita informou que o reino autorizará a participação da judoca Wodjan Ali Seraj Abdulrahim Shahrkhani e de Sarah Attar, que correrá os 800 m.

"O COI está feliz por anunciar que recebeu a confirmação do Comitê Olímpico da Arábia Saudita de que duas mulheres participarão pela Arábia Saudita nos Jogos Olímpicos de Londres", indicou o organismo internacional.A cavaleira Dalma Rushdi Malhas, que era cotada para ser a primeira saudita a participar dos Jogos, não conseguiu se classificar para Londres, segundo a FEI (Federação Equestre Internacional).

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Seleção Brasileira masculina de futebol chega em Cardiff com recepção de torcida e pedido para Ganso; veja fotos
Seleção Brasileira masculina de futebol chega em Cardiff com recepção de torcida e pedido para Ganso; veja fotos
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade