PUBLICIDADE

Tênis

Nadal anuncia desistência de Londres: "não estou em condição"

19 jul 2012 - 11h51
(atualizado em 20/7/2012 às 16h25)
Compartilhar

O tenista Rafael Nadal está fora da Olimpíada de Londres. O atleta, que seria porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura da competição, anunciou a sua desistência nesta quinta-feira devido a uma contusão.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Nesta quinta-feira, Nadal divulgou um comunicado à imprensa informando que não conseguiu superar uma tendinite nos joelhos. O atleta passava por tratamento no local desde a eliminação na segunda rodada de Wimbledon, em 28 de julho, para o checo Lukas Rosol.

"Não me encontro em condições de competir. É um dos momentos mais tristes da minha carreira", disse ele, argumentando ainda que "um dos momentos mais especiais" de sua vida seria entrar no Estádio Olímpico de Londres em 27 de julho como porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura dos Jogos, o que não poderá mais fazer.

Com a queda precoce em Wimbledon, Nadal caiu da segunda para a terceira posição do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O líder da lista é o suíço Roger Federer e o vice, o sérvio Novak Djokovic, que têm presenças confirmadas para a Olimpíada de Londres.

Nadal, 26 anos, venceu o torneio olímpico em Pequim 2008, disputado sobre o piso duro. Na ocasião, superou o chileno Fernando González na final, enquanto que Djokovic ficou com a medalha de bronze.

O tênis em Londres 2012 será organizado nas quadras de grama do All England Club, mesma sede de Wimbledon. As disputas de simples, duplas e duplas mistas acontecerão entre 28 de julho e 5 de agosto. O sorteio das chaves está marcado para o próximo dia 26.

"Tenho que pensar nos meus companheiros, não posso ser egoísta e tenho que pensar no bem do esporte espanhol, especialmente o tênis espanhol, e deixar que jogue um companheiro meu com melhor preparação e que se encontre em melhores condições para competir", completou Nadal.

Assessor da Real Federação Espanhola de Tênis (RFET), Pedro Hernández informou no Twitter que Feliciano López, número 30 do mundo, herdará a vaga de Nadal na chave de simples. Na chave de duplas, o ex-líder do ranking da ATP acompanharia Marcel Granollers, que agora terá Marc Lopez como parceiro em Londres.

O espanhol nascido em Maiorca conquistou quatro títulos nesta temporada, sendo o mais importante Roland Garros, no saibro de Paris.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Campeão em Pequim já havia posado com a bandeira que levaria na cerimônia de abertura em Londres
Campeão em Pequim já havia posado com a bandeira que levaria na cerimônia de abertura em Londres
Foto: EFE
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade