London 2012

 
 

Esportes » Jogos Olímpicos » Londres 2012 » Esportes » Esportes

 Brasileiro é suspenso por doping e perde vaga olímpica
27 de junho de 2012 18h31 atualizado em 28 de junho de 2012 às 09h15

Glauber Silva classificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m borboleta. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

Glauber Silva classificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m borboleta
Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação

Glauber Silva, um dos brasileiros que representariam o país nos 100 m borboleta nos Jogos de Londres, está fora da Olimpíada. Ele foi banido nesta quarta-feira por dois anos, após ser flagrado no exame antidoping com níveis de testosterona acima do permitido. Flávia Delaroli e Pamela Alencar, também flagradas, levaram um gancho um pouco menor: três e seis meses, respectivamente.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Nesta quarta-feira, Glauber foi julgado pelo Painel Antidoping da Confederação Brasileira (CBDA), no qual foi decidido o afastamento de dois anos das competições. De acordo com a entidade, ficou comprovado, por meio do exame IRMS, que a testosterona não era proveniente do seu corpo - o que comprova o doping.

Glauber foi flagrado no torneio Tentativa Olímpica Para Londres 2012, em maio. Na ocasião, ele obteve sua classificação para os Jogos Olímpicos nos 100 m borboleta, ao lado de Kaio Márcio. Com a divulgação do resultado analítico adverso, ele perdeu sua vaga na Olimpíada. A suspensão contará a partir do dia 16 de junho, data em que foi afastado provisoriamente pela CBDA.

Flávia Delaroli e Pamela Alencar, flagradas no mesmo torneio, tiveram penas mais brandas. A primeira foi suspensa por três meses, por ter sido flagrada com a substância tuaminoheptano em seu organismo.

A alegação de Flávia foi a de que a substância está presente no medicamento Rinofluimucil, da qual a nadadora faz uso frequentemente. Apesar de a CBDA ter julgado que a atleta não teve a intenção de melhorar sua performance, Flávia foi suspensa por negligência.

Já Pamela Alencar foi flagrada com a substância furosemida. O caso é semelhante de Cesar Cielo e seus companheiros de treino, flagrados no ano passado também com furosemida. À época, Cielo foi absolvido e pôde disputar o Mundial de Xangai. Pamela Alencar foi suspensa por seis meses, já que não pôde comprovar a forma que a substância entrou em seu organismo. No caso de Cielo, o nadador alegou a contaminação de um de seus suplementos alimentares.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Lancepress!