PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Novos véus incentivam mulheres muçulmanas a disputarem Jogos

24 jul 2012 - 01h04
(atualizado às 02h00)
Compartilhar

A nova roupa esportiva desenhada para mulheres que querem cobrir o corpo e cumprir tradições religiosas está inspirando as muçulmanas a levar a sério o esporte e participar de competições internacionais.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

No início deste mês, a Fifa finalmente revogou a proibição do uso do hijab (o traje feminino muçulmano) em competições esportivas oficiais. A decisão chegou tarde para algumas equipes participarem da Olimpíada de Londres, como o time de futebol do Irã, que foi proibido de usar o traje durante a eliminatória para os Jogos, no ano passado. Mesmo assim, a revogação da proibição foi comemorada por jogadoras de futebol de todo o planeta.

Londres 2012 vai ser a primeira Olimpíada em que as mulheres vão participar em todas as 26 categorias, e a Fifa é só um dos organismos internacionais que ajudaram a flexibilizar as normas de vestimenta que permitirá que mulheres muçulmanas participem dos Jogos.

No ano passado a Federação Internacional de Halterofilismo também começou a permitir que as levantadoras de peso cobrissem os braços e as pernas, o que levou a equipe feminina dos Emirados Árabes Unidos a ser a primeira a competir com o traje muçulmano.

A esgrimista Ibtihaj Muhammad, que será a primeira representante dos Estados Unidos a usar véu nos Jogos Olímpicos, disse que escolheu o esporte porque lhe permite cobrir o corpo sem alterar o uniforme.

Emma Tarlo, que escreveu o livro Visivelmente Muçulmana: Moda, Política e Fé, diz que as barreiras à participação não devem ser subestimadas. "Foram feitas investigações que comprovam que as mulheres se coibiam de praticar esporte por causa da roupa requerida, como na natação, por exemplo. Outros foram excluídos do esporte por causa do que usam", afirma.

"A roupa esportiva ficou atrás dos uniformes escolares e do estilo das ruas, em termos de diversidade. Por isso, o novo hijab esportivo tem sido muito útil", afirma. Tarlo ainda cita o Capster, um traje muçulmano estilo capela desenhado pelo holandês Cindy van den Bremen, que começou a trabalhar o design em 1999, depois de casos de meninas excluídas de aulas de educação física por usarem o hijab. "Desenhos como este cuidam da saúde e da segurança e lucraram com a revogação da proibição.", disse ela.

Tarlo ressalta a importancia do Hijab e de que os atletas sirvam de exemplo para jovens mulheres muçulmanas. "Se você é esportista e vê as pessoas como iguais, sobretudo em um esporte que não foi aceito pela comunidade, e se você compartilha seus valores, isso pode ser uma boa mensagem a ser repassada".

Rimla Akhtar, integrante do grupo de mulheres muçulmanas na Sport Foundation, disse que havia outras barreiras para as roupas das mulheres, mas que era importante ter uma opção: "um caminho foi encontrado para combinar a paixão das mulheres pelo esporte e pela fé e o hijab esportivo seguramente ajudará mulheres a participar de disputas em todos os níveis do esporte", concluiu.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Hijab esportivo, traje feminino muçulmano, incentiva a participação de mulheres islâmicas nas Olimpíadas
Hijab esportivo, traje feminino muçulmano, incentiva a participação de mulheres islâmicas nas Olimpíadas
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade