PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Nuzman conduzirá tocha olímpica logo após acendimento na Grécia

9 mai 2012 - 19h25
(atualizado em 11/5/2012 às 14h42)
Compartilhar

Sede dos

Escocês garante três medalhas de ouro em uma única Olímpiada:
Jogos Olímpicos

de 2016, o Rio de Janeiro estará representado por Carlos Arthur Nuzman nesta quinta-feira no acendimento da chama para os Jogos de Londres 2012. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) será o quarto condutor da tocha olímpica, a ser acesa a partir dos raios de sol nas ruínas em frente ao templo de Hera, no santuário de Olímpia, em cerimônia que evoca a tradição dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Também estarão presentes no evento o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, Sebastian Coe, além de membros do COI e representantes de federações esportivas internacionais.

Após o ritual, preparado pelo coreógrafo Artemis Ignatiou, a chama acenderá a primeira tocha olímpica, a ser conduzida pelo grego campeão mundial da maratona aquática de 10 km, Spyros Gianniotis. O nadador passará a tocha ao britânico de origem grega Alexander Loukos, 19 anos, que participou da apresentação de Londres em 2005, quando a cidade foi escolhida sede dos Jogos.

Nuzman viverá pela segunda vez a experiência de conduzir a tocha olímpica. Em 2004, quando o Rio de Janeiro foi selecionado como uma das cidades a receber o revezamento mundial da tocha para os Jogos de Atenas, o presidente do Rio 2016 foi um dos condutores.

"Foi muito gratificante receber o convite para vir a Olímpia e conduzir a tocha quatro anos antes dos Jogos Rio 2016. É mais uma demonstração de como o Movimento Olímpico e o mundo inteiro aguardam ansiosamente pelo que realizaremos em 2016. Será uma emoção enorme representar a minha cidade e o meu País naquele que é sempre um dos momentos mais memoráveis de todas as edições dos Jogos Olímpicos", disse Nuzman.

A tocha olímpica percorrerá a Grécia até o dia 17, quando será entregue em Atenas aos organizadores dos Jogos de Londres, para o revezamento que cobrirá todo o Reino Unido até o acendimento da pira do Estádio Olímpico, na Cerimônia de Abertura de 27 de julho.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade