PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Olha ele! Professor e técnico, Honorato prevê quebra de jejum do judô

3 abr 2012 - 08h06
Compartilhar
Klaus Richmond
Direto de Santos

Carlos Honorato absorveu a lição de quase oito anos atrás. Então medalhista de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, chegou em Atenas 2004 como favorito, declarando não se contentar com menos do que uma medalha de ouro. Perdeu para a apatia e para o "esquecimento" de patrocinadores.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Atualmente professor de projeto social e técnico de uma projeto futuro do Governo, Honorato aconselha a atual geração a não cometer o mesmo equívoco de outrora - preterir treinos para tentar angariar patrocínios -, mas já prevê o fim de um jejum de 20 anos desde a conquista de Rogério Sampaio, em Barcelona.

"Acabei deixando muitas vezes de treinar para buscar um patrocínio. Hoje, aconselho evitar isso, se organizar para que não sobre lá na frente. O Brasil tem muito potencial. Acho que essa Olimpíada vai mostrar a força do judô brasileiro. Temos 14 atletas com chances reais de medalha, acredito que teremos nas três cores (ouro, prata e bronze)", afirmou, ao Terra.

Nascido e criado em São Paulo, o judoca passou de surpresa em Sydney, aos 25, para chegar a Atenas com importantes conquistas pessoais: bronze no Mundial do Japão e nos Jogos Pan-Americanos, ambos em 2003. Antes, no entanto, um hiato. Em 2002 passou a ficar longe da Seleção Brasileira e pensou em encerrar a carreira precocemente.

"Estava mal comigo mesmo. Acabei participando de um Sul-Americano e fui eliminado tropeçando. Pensei que precisaria fazer algo diferente. No ano seguinte fui medalhista no Pan e consegui vaga para a Olimpíada. Foi o meu divisor de águas", contou.

O atleta defendeu por 14 anos São Caetano e, por diminuição da verba para esportes, acabou se desligando para a cidade. Hoje treina pessoalmente a defesa de Maria Suellen Althemann, também pouco conhecida, mas que pode absorver o mesmo fator surpresa que fez Honorato chegar à prata em Sydney.

O ex-medalhista diz que ainda sonha com o "golpe da vida", um ippon na Olimpíada de 2000, segundo Honorato aplicado contra um japonês, nas oitavas de final da competição. "Até hoje as pessoas querem que eu explique como apliquei. Foi o golpe da minha carreira".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Nadadora com perna amputada se classifica para Olimpíada:
Fonte: K.R.C. DE MELO & CIA. LTDA - ME
Compartilhar
Publicidade