PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Opositor britânico reclama de gastos com Jogos e aumento da gasolina

26 jun 2012 - 13h57
(atualizado em 28/6/2012 às 10h41)
Compartilhar

O "shadow chancellor" (título dado a um dos principais líderes da oposição do Reino Unido) britânico Ed Balls pediu ao governo local que utilize 500 milhões de libras (cerca de R$1,6 bilhões) subutilizadas dos Jogos Olímpicos para cobrir os custos de redução do aumento de 3 "pennies" (quase R$ 0,10) no preço da gasolina que deveria ser estabelecido em agosto.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo o jornal The Guardian, Balls disse que permitir o aumento seria um "gol contra" do governo. Ele afirma que o preço do petróleo caiu em 20% desde o fim de 2011, mas isso não refletiu no valor da gasolina.

O oposicionista analisou a situação dizendo que, como o custo do adiamento do aumento é equivalente ao valor destinado aos Jogos. Ele sugere que o governo, na primeira semana do evento, diga às pessoas que usará o dinheiro para atrasar a alta dos preços da gasolina para 2013.

Para Balls, a mudança pioraria o aperto ocasionado pela recessão econômica. Por isso, o Partido Trabalhista acrescentará uma emenda à lei orçamentária na próxima semana para reunir esforços suprapartidários para apoiar o movimento.

O grupo "FairFuelUK" ("Combustível Justo Reino Unido") apoiou a causa do partido, alegando que a manobra não faz nenhum sentido político ou econômico. Quentin Wilson, porta-voz da organização, alertou que atingir as famílias e empresas prejudicadas pela recessão com o aumento do preço da gasolina faria com que os atuais governantes perdessem eleitores.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Motoristas britânicos podem sofrer com aumento do preço da gasolina em agosto
Motoristas britânicos podem sofrer com aumento do preço da gasolina em agosto
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade