PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Organizadores rebatem crítica a homenagem discreta a mortos em Munique

24 jul 2012 - 16h29
(atualizado às 16h47)
Compartilhar

Os organizadores da Olimpíada reagiram nesta terça-feira às críticas pelo modo como homenagearam os 11 atletas israelenses mortos durante os Jogos de Munique em 1972, ignorando pedidos de observar um minuto de silêncio para eles na cerimônia de abertura.

Sebastian Coe manteve posição contrária à proposta de um minuto de silêncio na Cerimônia de Abertura
Sebastian Coe manteve posição contrária à proposta de um minuto de silêncio na Cerimônia de Abertura
Foto: Locog / Divulgação

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja os Jogos Olímpicos por outro ângulo em fotos panorâmicas

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), fez um tributo surpresa na Vila Olímpica, em Londres, na segunda-feira, mas o evento discreto não satisfez os parentes das vítimas.

Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres, disse que a homenagem foi apropriada e minimizou os clamores para que o 40º aniversário do massacre fosse marcado por uma comemoração mais destacada.

"Lembramos isso ontem no Parque Olímpico, com a assinatura do muro da trégua, e as palavras muito pungentes do presidente sobre os atletas israelenses que perderam as vidas em 1972", disse Coe.

Mitt Romney, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, disse apoiar um minuto de silêncio oficial na cerimônia de abertura na sexta-feira, que será realizada diante de uma plateia de 60 mil pessoas no Estádio Olímpico e deve ser assistida por mais de um bilhão de pessoas pela TV.

Coe, duplo medalhista olímpico que para muitos britânicos é o rosto público dos Jogos, estava presente ao tributo de segunda-feira, que incluiu um minuto de silêncio, e disse ter sido muito a propósito.

"Foi na vila dos atletas, exatamente onde aquele ato de barbárie ocorreu. Acho que o equilíbrio de ontem foi alcançado perfeitamente."

O jornal Jerusalem Post relatou que autoridades israelenses ficaram "pouco impressionadas" com a resposta de Rogge, e citou um diplomata segundo o qual ninguém soube ou prestou atenção à cerimônia.

Ankie Spitzer, esposa do esgrimista olímpico assassinado Andrei Spitzer, estará em Londres esta semana em campanha para pressionar por um momento de silêncio após coletar 100 mil assinaturas em uma petição.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade