PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Pacata, St. Albans aproveita último sossego antes de receber Seleção

16 jul 2012 - 17h06
(atualizado em 17/7/2012 às 11h36)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de St. Albans (Inglaterra)

A um dia de receber a Seleção Brasileira de futebol, a rotina de St. Albans, cidade de 64 mil habitantes a 35 km do centro de Londres, segue inalterada. A feira que acontece na rua central duas vezes por semana segue tranquila, visitantes se juntam em volta das construções medievais que são os únicos pontos turísticos locais e os moradores se divertem andando de bicicleta ou passeando pelas ruas. E ocorre algo que no Brasil seria inimaginável para uma cidade pequena: quase ninguém sabe que o time de Neymar e companhia (que levará um turbilhão de jornalistas, fãs e curiosos) ficará em um hotel a apenas cinco minutos de carro dali a partir desta terça-feira.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Totalmente alheia à chegada da equipe comandada por Mano Menezes, a cidade parece perfeita para um grupo que busca isolamento e tranquilidade para se preparar para os Jogos de Londres, longe da agitação da Vila Olímpica. Mesmo se saírem do hotel Sopwell House para visitar o centro de St. Albans, os jogadores brasileiros correm sério risco de não serem reconhecidos.

"O Brasil vai ficar aqui? Sério? Eu adoro o time de futebol do Brasil! Torço para eles e para a Argentina, porque jogam bonito", exclama o taxista Bipin quando fica sabendo da "novidade". Mas logo ele mostra que seu acompanhamento da Seleção já ficou no passado. "Ronaldo, Ronaldinho, Romário... algum deles vem?", pergunta, apenas para ficar decepcionado com a resposta.

Em St. Albans, o clima em relação ao futebol na Olimpíada é de pouca empolgação. Nenhum morador abordado pelo Terra soube acertar os jogadores do time britânico, quanto mais do brasileiro. Na catedral da cidade - uma imensa construção erguida pelo Império Romano e reformada pelos normandos no século XI - uma das voluntárias, Sharon, diz até que as pessoas deveriam "fugir" de Londres durante os Jogos, porque a capital se transformará em um "caos". Claro que ela também não sabia que a Seleção ficaria em um hotel vizinho à cidade.

De fato, nem parece que o maior evento esportivo do mundo acontecerá tão perto dos "Old Albanians", como são chamados os moradores locais. O vendedor Simon Woodsfield, por exemplo, nem esboça reação quando é informado da chegada do Brasil, e logo volta a fotografar a Clock Tower - uma pequena torre com um relógio no centro da cidade, datada do século XV, que é o grande cartão postal de St. Albans ao lado da catedral.

O único que realmente se empolga é George, que trabalha como caixa em um restaurante português. "Você está brincando. O Brasil? Traga eles aqui! Agora as coisas vão ficar interessantes", anima-se ele, que consegue a proeza de acertar alguns atletas convocados para a Olimpíada, como Neymar, Alexandre Pato e Thiago Silva. A frustração maior ficou por conta das ausências de Ronaldinho e Kaká. "Ninguém sabe que o Brasil vem. Não foi nada divulgado", conta ele.

E se realmente procura sossego, a Seleção fatalmente o encontrará. Além do hotel Sopwell House ser afastado de centros urbanos e possuir um clima pacato, a cidade de St. Albans oferece poucas opções de lazer. Uma pequena rua comercial, um pub e as duas construções históricas são os únicos pontos com mais aglomeração de pessoas. À noite, segundo moradores, duas danceterias concentram as atividades.

A cidade é conhecida também pelas várias casas de campo em suas cercanias, a maioria usada por londrinos que querem escapar da vida movimentada da cidade nos fins de semana. Alguns jogadores do Arsenal - como Denílson, volante atualmente emprestado ao São Paulo - moram nessas casas, já que St. Albans fica próxima ao centro de treinamento do clube, que será usado na preparação do grupo de Mano Menezes na Inglaterra. Um local escolhido a dedo para afastar a Seleção da badalação, como prova a indiferença dos habitantes em relação aos ilustres visitantes desta terça-feira.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

St. Albans receberá a Seleção Olímpica masculina de futebol a partir desta terça
St. Albans receberá a Seleção Olímpica masculina de futebol a partir desta terça
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade