PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Pan no Canadá pode tirar judocas brasileiras de posição incômoda

26 abr 2012 - 15h43
(atualizado às 15h50)
Compartilhar

No Campeonato Pan-Americano de judô, que acontece a partir desta sexta-feira em Montreal, no Canadá, Mariana Silva e Maria Portela têm a chance de finalmente assegurar a participação nos Jogos Olímpicos. A competição é o último evento válido antes do fechamento do ranking olímpico da FIJ (Federação Internacional de Judô), em 30 de abril, e acontece simultaneamente aos campeonatos Europeu e Asiático.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Ambas ocupam a 14ª posição no ranking mundial, a última possível, no feminino, para garantir a vaga em Londres pela lista da FIJ (no masculino vai até a 22ª colocação). O sonho olímpico das judocas brasileiras nunca esteve tão perto, mas um bom desempenho no Canadá fará com que a dupla não dependa dos resultados do campeonato Europeu e do Asiático.

"Sei que minha situação não é muito confortável, mas conheço bem minhas adversárias na América e estou confiante em lutar bem", resumiu a gaúcha Maria Portela, da Sogipa.

Já Mariana Silva confia na boa sequencia de treinamentos que a Seleção Feminina fez no Rio de Janeiro nos últimos meses. "Ficamos muito tempo treinando com nossos treinadores. A preparação para o Pan foi muito boa, em especial nas técnicas de ne waza (judô no chão), com Flávio Canto", disse Mariana.

"O Pan é uma competição que vai ajudar na classificação olímpica, mas não acho que seja a mais importante do ano. Estou tranquila para lutar", afirmou a atleta da Associação de Judô Rogério Sampaio.

Estreias como número 1

A expectativa pela vaga de Mariana e Maria contrasta com a serenidade de Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro, líderes de suas categorias no ranking mundial. Ambos competem pela primeira vez na condição de número 1 do mundo. Guilheiro sequer entrou no tatame pela Seleção Brasileira em 2012, enquanto Mayra não compete desde o Grand Slam de Paris, em fevereiro.

"Depois que encerrei 2011 com quatro resultados em Grand Slam e Mundial, que valeriam 100% para o fechamento da lista olímpica, optei por tirar os primeiros meses de 2012 para treinar. Como valem os cinco melhores resultados de cada atleta para o ranking olímpico, tenho a possibilidade de marcar pontos importes no Pan. Por isso decidi vir", disse Guilheiro.

"Aproveitei o começo do ano para treinar, aprimorar técnica e ganhar peso. E aqui no Canadá é a hora de ver se tudo funcionou direitinho. Vou entrar no tatame da mesma forma como lutei em 2009, quando havia acabado de subir de categoria e meu nome nem figurava no ranking do meio-médio", afirmou o judoca do Pinheiros.

Mayra terá como principal adversária em Montreal sua maior rival, a americana Kayla Harrison, atual quarta colocada do ranking mundial e com quem a brasileira vem decidindo medalha nas principais competições do mundo.

"Fiz questão de vir lutar o Pan justamente para poder enfrentar a americana e a cubana (Yallenis Castillo). Esses detalhes serão importantes em busca da medalha olímpica", disse Mayra. "O fato de ser líder do ranking não me torna favorita. No judô não tem isso. Mas com certeza vou aproveitar esse momento. A liderança é algo que vou levar pra sempre comigo", completou a gaúcha da Sogipa.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade