PUBLICIDADE

Parreira vê Brasil como favorito ao ouro olímpico em Londres

6 jul 2012 - 19h09
(atualizado às 20h55)
Compartilhar

Com a base do grupo que deve disputar a Copa de 2014 no Brasil, a Seleção Brasileira entra na Olimpíada de Londres em vantagem sobre os adversários e como grande candidata a inédita medalha de ouro, segundo o ex-técnico da seleção Carlos Alberto Parreira.

Ex-técnico da Seleção, Parreira vê com bons olhos o grupo que vai aos Jogos Olímpicos
Ex-técnico da Seleção, Parreira vê com bons olhos o grupo que vai aos Jogos Olímpicos
Foto: Getty Images

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Para o treinador, campeão do mundo com o Brasil em 1994, a ausência de adversários tradicionais do Brasil que não conseguiram vaga em Londres também aumenta o favoritismo da seleção comandada por Mano Menezes.

"O Brasil é a única das grandes seleções que vai a Londres com seu time principal. Ninguém tem dúvida de que Neymar, Ganso, Oscar, Marcelo, Thiago Silva vão estar na Copa daqui a dois anos. Isso é uma vantagem que coloca o Brasil como favorito", disse Parreira. "Acho que chegou a hora e as chances dessa vez são muitos boas. A hora é agora", acrescentou.

O técnico, que estará em Londres como instrutor da Fifa, lembrou que grandes forças mundiais e adversários históricos do Brasil não estarão em Londres, casos de Argentina, Itália, Alemanha e Holanda.

"Uma competição sem esses adversários é sempre bom para quem está na disputa", avaliou Parreira, que minimizou a badalação em torno da Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia. "A Espanha que vai estar não tem Xavi, Iniesta, Fábregas. É um time forte, mas não é a campeã do mundo, nem da Eurocopa."

Para ele, o Uruguai é um dos grandes obstáculos do Brasil ao ouro olímpico. "É uma força e voltou a jogar um futebol bonito e competitivo. Eles estão levando artilharia pesada e optaram por três grandes jogadores como o (Edison) Cavani (atacante do Napoli), (Luis) Suárez (atacante do Liverpool) e o Arévalo (Rios, volante do Palermo). É uma seleção que merece respeito e vai dar trabalho", alertou.

Desde o início de seu trabalho na seleção, técnico Mano Menezes vinha usando a seleção principal como campo de observação de alguns jovens e o processo se intensificou recentemente. Entre maio e junho, o Brasil fez quatro amistosos internacionais e utilizou a seleção olímpica nas vitórias sobre Dinamarca e Estados Unidos e nas derrotas para México e Argentina.

"Ali ele montou o time base e construiu ideias e estratégias para a Olimpíada. Talvez por isso ele tenha optado por levar o Hulk, que foi titular nos quatro jogos", ressaltou Parreira, ao se referir ao atacante do Porto, que surgiu como surpresa na lista anunciada por Mano na última quinta-feira.

Além de Hulk, Mano convocou o zagueiro Thiago Silva, do Milan, e o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, para as três vagas de jogadores acima de 23 anos permitidas pelas regras da Olimpíada.

A seleção brasileira começa a se preparar para os Jogos de Londres na próxima semana no Rio de Janeiro e, na semana seguinte, embarca para a Inglaterra. Antes da Olimpíada, o grupo faz amistosos preparatórios e a Confederação Brasileira de Futebol já confirmou um amistoso com a Grã-Bretanha.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade