PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Pela Síria, Cameron pode "lutar" judô com Putin em Londres

24 jul 2012 - 11h10
(atualizado às 11h45)
Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, faixa preta em judô, pode trocar golpes com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, na arena diplomática a propósito da Síria durante a Olimpíada de Londres.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Fontes próximas a Cameron informaram que ele acompanhará Putin em uma luta se o líder do Kremlin comparecer aos Jogos, e deve pressioná-lo com respeito à Síria.

No mês passado, o porta-voz de Putin disse que ele poderia fazer sua primeira visita à Grã-Bretanha em nove anos para assistir à competição de judô. As mesmas fontes disseram ainda não estar claro se Putin irá mesmo a Londres.

A Rússia tem enfrentado duras críticas do Ocidente por conta de sua posição em relação à Síria. Países como a Grã-Bretanha exigem que Moscou deixe de apoiar o presidente Bashar al-Assad.

Um encontro improvisado dará a Cameron uma oportunidade de pressionar Putin pela oposição russa a sanções da ONU contra o governo de Assad, afirmou uma fonte britânica.

Putin, ex-campeão de judô em sua cidade, São Petersburgo, tem procurado reforçar sua imagem de virilidade em casa divulgando fotos em que pratica o esporte, salva tigres selvagens e cavalga sem camisa na Sibéria. Seu posicionamento no tocante à Síria tem sido igualmente duro.

A Rússia, que tem direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, fornece armas à Síria e bloqueou seguidamente resoluções ocidentais clamando intervenção estrangeira desde o início do levante contra Assad, 16 meses atrás.

Putin diz que a crise na Síria deve ser solucionado através de negociações, e não pela força, e que depor Assad não necessariamente levaria à paz.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

David Cameron poderá encontrar Putin em Londres
David Cameron poderá encontrar Putin em Londres
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade