PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Pentatleta brasileira treina pela 1ª vez em Londres e comemora "fama"

8 ago 2012 - 08h01
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Londres

A pentatleta brasileira Yane Marques realizou nesta quarta-feira os primeiros treinos em Londres para a Olimpíada de 2012. Após a sessão de esgrima e de combinado (corrida e tiro) no Crystal Palace National Sports Centre, local escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para aclimatação dos atletas, a pernambucana demonstrou bom humor e comemorou ter tornado a modalidade mais conhecida do público geral.

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

"A gente se acostuma a explica sempre (a modalidade). Mas é muito prazeroso a gente ser reconhecida na rua", disse ela, que brincava ser "aquela que faz um monte de coisa."

Yane, pernambucana de Afogados da Ingazeira, chegou ao esporte há pouco tempo, e de maneira inesperada. Ex-companheira de Joanna Maranhão na natação, ela trocou de esporte diante do convite do atual técnico, Alexandre França, durante passagem pelo Recife.

"Em 2003, eu treinava natação, ainda em nível brasileiro. Escolheram para mim a modalidade. Quando o França foi treinar lá, fui selecionada para disputar o biatlo", disse ela, que venceu a prova-convite de natação e corrida, e de lá foi se tornando pentatleta. "Não sabia nem o que era. Já no primeiro anos de treino, consegui alguns resultados nacionais", completou.

Acostumada a uma rotina diversificada de treinos, com natação, corrida, equitação, tiro e esgrima no programa, a brasileira vê benefícios na programação, e admite que a chegada a sua segunda edição dos Jogos Olímpicos surpreendeu os planos iniciais.

"Isso permite que a gente treine por mais tempo. Confesso que não imaginava chegar à primeira Olimpíada, quanto mais à segunda. Quero chegar a 2016", disse Yane, 28 anos.

A brasileira, que conseguiu o 18º lugar na prova da Olimpíada de Pequim em 2008, busca se firmar entre as candidatas à medalha nos Jogos Olímpicos de Londres, em prova que será realizada no dia 12. Mesmo com uma concorrência de pelo menos dez atletas, de 36 que disputam o pentatlo, a pernambucana se vê mais preparada para a competição.

"Acho que somei quatro anos de treinos, de experiências. Sou uma atleta mais madura, mais experiente", disse. "Tenho participado das quatro etapas da Copa do Mundo, e são quatro por ano. Antes, eram uma, duas. Agora, são quatro, chegando à final", completou ela, que foi bronze na etapa de Chengdu (China), a última antes das disputas na Inglaterra.

Com o terceiro lugar no ranking mundial conquistado em 2011, Yane surge como uma candidata a medalhas em Londres, mas lembra da disputa equilibrada que terá na prova. Mesmo assim, o técnico Alexandre França mostra otimismo com a evolução da pentatleta nos últimos quatro anos, graças aos treinos, à equipe de treinadores, aos fisioterapeutas e ao apoio psicológico para a pernambucana.

Além disso, França destacou o bom papel da brasileira após duas mudanças fundamentais no pentatlo moderno: o combinado, que reformulou as disputas de corrida e tiro, e o tiro a laser, que substituiu os tiros a chumbo. "A modalidade sofreu o primeiro impacto em 2009, com o combinado, e com o laser em 2009. Mudou tudo. O ranking sofreu impacto direto, e essa mudança beneficiou a Yane", completou.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Yane Marques desembarcou em Londres como uma das favoritas à medalha
Yane Marques desembarcou em Londres como uma das favoritas à medalha
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade