PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Performance com bala derretendo na língua abre "Olimpíada Cultural"

8 jul 2012 - 20h20
Compartilhar
Marcelo do Ó
Direto de Londres

Sentado, um homem usa um aparelho dentário que o impede de fechar a boca e mantém por 30 minutos uma bala derretendo em sua língua. Qual o propósito? "Não é fazer ninguém sofrer, mas criar uma experiência existencial", explica Laura Lima, artista entre os 30 brasileiros que compõe a espécie de "Olimpíada Cultural" carioca em Londres.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

O trabalho de Laura é de 1997 e, em 2000, se tornou o primeiro no gênero a ser comprado por um museu no Brasil, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Batizado de Homem = carne/mulher = carne - bala e que utiliza um voluntário para a performance, foi o que mais chamou atenção na estreia do Rio Occupation London, neste domingo.

O Battersea Art Center (BAC), na zona sudoeste de Londres, foi invadido por brasileiros. O projeto serve de residência de artistas do país, que apresentam espetáculos e performances no projeto que é parte do Festival Londres 2012, o braço cultural da Olimpíada que será realizada entre os dias 27 de julho e 12 de agosto em Londres.

Na entrada, alto falantes envolvidos em caixas de bateria tocavam uma batucada brasileira. No anfiteatro, o cantor Pedro Miranda surpreendeu tocando com um cavaquinho "Meio Tom". E, em outra sala, Alessandra Maestrini se apresentou ao som de I feel good, de James Brown. As primeiras duas horas da abertura também contaram com instalações como a de Paulo Camacho, chamada Cinemanipulável, e a de Ramon Mello, Turn the disk over.

Durante os próximos 30 dias, artistas do Brasil vão morar dentro do centro artístico para criar obras novas integradas com o estilo britânico. A "Olimpíada Cultural" se espalha pelas ruas da capital inglesa até o dia 3 de agosto.

A curadora, Christiane Jatay, conta que o diferencial da ação é a união multidisciplinar entre os artistas durante a residência. "O importante não é o que se traz, mas o que se cria. Este não é algo que acaba aqui, é para futuro. Sei que a ideia é que isso seja uma semente, que se desdobre 2013 quando ingleses deverão ir ao Brasil para dar continuidade".

O projeto foi concebido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e produzido pelo People¿s Palace Projects, com apoio do BAC. Os artistas foram selecionados a partir de 130 candidatos, contou a assessora internacional do governo fluminense, Tatiana Leite. "É um momento de muita efervescência cultural e o Rio tem um cenário legal na dança, na música. A ideia era ver o que está sendo feito de novo e não havia sido mostrado fora do país".

A ação é fruto de uma parceria entre Brasil e Inglaterra. "Nossa ideia é gerar uma plataforma para uma nova geração de artistas fluminense e saber quais serão as apostas no cenário em 2016", disse Paul Heritage, diretor artístico do projeto.

Agenda de eventos coletivos (horários de Londres):

13 /07 - Rich Mix (20h - 01h)

27/07 - Victoria & Albert Museum (18h30 - 22h)

29/09 - Olympic Park (10h-17h)

01/08 - Festival final no V22 (15h - 23h)

02/08 - Festival final no V22 (15h - 02h)

03/08 - Festival final no V22 (15h - 23h)

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Projeto foi criado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro chama a atenção em Londres
Projeto foi criado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro chama a atenção em Londres
Foto: Marcelo do Ó / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade