PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Preços de aluguéis podem "expulsar" moradores de região olímpica

25 abr 2012 - 16h23
Compartilhar

A população de baixa renda que mora nas proximidades do Estádio Olímpico, em Londres, pode ter que mudar para outras áreas do país em razão do aumento dos aluguéis residenciais. Segundo Robin Wales, prefeito do distrito de Newham, região leste da capital inglesa, uma nova política do governo britânico que limita subsídios nesse setor faz com que muitas pessoas não possam mais viver na área que abrange o Parque Olímpico. As informações são da AP.

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Newham há tempos é considerada uma das áreas mais carentes da Inglaterra. De acordo com as informações divulgadas, porém, a construção do novo Estádio Olímpico, bem como de um grande shopping center e parques públicos regeneraram algumas de suas localidades, o que aumentou o preço de aluguéis.

Wales disse à AP que escreveu para muitas associações de moradia no Reino Unido perguntando se eles poderiam receber algumas das 32 mil famílias de baixa renda que precisam de um lugar para viver. O prefeito acrescentou que o distrito inclusive tem recebido pessoas que não conseguem mais pagar aluguel em outras áreas valorizadas de Londres, mas não tem como acomodá-los.

Na Grã-Bretanha, a população de baixa renda pode se inscrever em um programa para ter subsídio nos aluguéis residenciais, porém o governo do primeiro-ministro David cameron introduziu limites nesse financiamento. A AP informa que o subsídio máximo concedido hoje fica em torno de 400 libras (cerca de R$ 1,2 mil) por semana para uma casa com quatro quartos. A maioria das pessoas, porém, se enquadra em faixas mais baixas de financiamento.

Wales observou que os moradores de Newham, ao final, irão se beneficiar com a Olimpíada pois a Vila Olímpica se tornará um conjunto habitacional. Porém, o prefeito destacou que precisa encontrar uma solução mais imediata para os desdobramentos de uma política habitacional do governo, em sua visão, fracassada.

Outras autoridades, todavia, afirmaram que há exageros em torno do assunto, informou a AP. Em comunicado, o Departamento de Trabalho e Pensões local divulgou que não há razão para que pessoas mudem para longe de suas comunidades. De acordo com o órgão, exceto nas regiões muito caras no centro de Londres, aproximadamente um terço das propriedades privadas alugadas ainda estão acessíveis para requerentes.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade