PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Prefeito de Londres pede a autoridades que usem metrô nos Jogos

30 jan 2012 - 15h27
(atualizado às 16h10)
Compartilhar

O prefeito de Londres, Boris Johnson, pediu nesta segunda-feira aos dignitários olímpicos que usem o transporte público durante os Jogos Olímpicos deste ano, em vez das limusines dirigidas por motoristas em faixas de trânsito exclusivas, para ajudar a evitar a fúria de britânicos presos em congestionamentos.

O prefeito de Londres, Boris Johnson (à esq.), que concorre a reeleição em maio, com o comissário dos transportes, Peter Hendy
O prefeito de Londres, Boris Johnson (à esq.), que concorre a reeleição em maio, com o comissário dos transportes, Peter Hendy
Foto: Getty Images

A faixa olímpica exclusiva de trânsito (ORN), introduzida depois que alguns atletas não conseguiram chegar aos seus eventos a tempo nos Jogos de Atlanta, em 1996, está se tornando uma das maiores irritações dos londrinos, que já precisam suportar longas horas presos no trânsito das estreitas ruas da capital.

Cerca de 82 mil atletas, autoridades, imprensa e patrocinadores usarão os 175 km de ORN, que também ficarão abertas ao tráfego geral, exceto em determinadas áreas. Um terço da rede será formado pelas Vias dos Jogos, mais restritivas, com multas para os que infringirem as linhas pintadas.

Os moradores de Londres também foram alertados de que podem enfrentar filas de até 30 minutos na rede de metrô em alguns "pontos tumultuados" durante o horário de pico.

"Eu peço a eles (membros do Comitê Olímpico Internacional) que façam a coisa sensata, que façam a coisa certa, que peguem a linha Jubilee (do metrô). Eles vão adorar", disse Johnson, que disputa a reeleição em maio.

Autoridades da área de transporte, confiantes de que o sistema vai aguentar as cerca de três milhões de viagens a mais em dias de pico, lançaram uma campanha nesta segunda para despertar a consciência do público para a superlotação e para ajudar a planejar as viagens.

Um site na Internet e no Twitter darão informações atualizadas e conselhos sobre como evitar áreas congestionadas. Um dos conselhos para os usuários de metrô, é que adiem a volta para casa em horários de pico, ficando algum tempo em um pub, tomando cerveja.

"Não é preciso ficar sentado debaixo da mesa da cozinha com um chapéu de lata, com latas de feijões por seis meses, você pode passear pela cidade e se divertir", disse o comissário dos transportes de Londres, Peter Hendy.

Mas o lançamento aconteceu no mesmo dia em que trabalhadores da rede de metrô de Londres recusaram uma oferta melhorada de bônus olímpico, aumentando o temor de que os serviços possam ser interrompidos.

O órgão responsável pelo transporte em Londres já entrou em contato com várias empresas para discutir sobre como podem se preparar e se adaptar para os Jogos, encorajando os funcionários a trabalhar de casa ou a mudar seu horário de trabalho, usando teleconferência, saindo de férias ou se ajustando aos sistemas de entrega.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade