PUBLICIDADE

Boxe

"Não preciso parecer homem para lutar como um", diz boxeadora

22 jun 2012 - 16h36
(atualizado às 16h47)
Compartilhar

Em Londres, o boxe feminino terá sua primeira aparição em uma Olimpíada. Um esporte que tradicionalmente está associado aos homens cresceu ao longo dos anos. Porém, ainda existe uma visão de que as mulheres que praticam a modalidade são todas "brutas" e "grosseiras". Por outro lado, a americana Marlen Esparza afirma que as atletas não precisam ser masculinizadas para mostrar suas forças dentro do ringue, segundo o jornal Los Angeles Times.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A atleta de 22 anos aprendeu o esporte ao observar os meninos batendo uns nos outros. Na época de escola, ela foi considerada uma das garotos mais bonitas, e por isso diz que não precisa parecer como homem para lutar como um.

A boxeadora se apaixonou pela modalidade logo criança, por conta de seu pai, que é natural do México. Ele assistia muitas lutas e ganhou a companhia da filha, que no começo achava que só homens poderiam praticar boxe.

Companheira na equipe americana de boxe feminino, Claressa Shields vai com Esparza para Londres. Porém, as duas têm grandes diferenças, principalmente pelo lado vaidoso.

Segundo a publicação, Shields não aprendeu a lutar observando os meninos, como fez sua parceira, mas para poder bater nos garotos. Já na hora de entrar no ringue, Shields prende o cabelo por que é obrigada, enquanto Esparza se embeleza como se fosse para uma festa. Ela passa perfume, se depila, prende o cabelo e toma uma ducha.

Mesmo com as diferenças, as duas compõem a equipe americana que disputa o boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Londres, na primeira vez da história.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Marlen Esparza disputará o boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Londres
Marlen Esparza disputará o boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade