PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

"Parque dos dinossauros" será base do Brasil na Olimpíada de Londres

29 jun 2012 - 07h05
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Vagner Magalhães
Direto de Londres

Os cerca de 250 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres terão companheiros "jurássicos" durante a competição. No parque nacional que servirá de centro de treinamento brasileiro em Crystal Palace, tranquilo distrito no subúrbio da capital britânica, moram as esculturas de dinossauros mais antigas do mundo. Inauguradas em 1854 - antes mesmo da publicação de "A origem das espécies", tratado do naturalista britânico que é base da biologia moderna -, as estátuas de iguanodontes, pterodáctilos e megalossauros estão a postos para, a partir de 10 de julho, darem as boas vindas para os primeiros competidores brasileiros a chegarem ao complexo.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

No prédio principal do Crystal Palace National Sports Centre, piscina, quadras e até mesmo um espaço para ensaios musicais dividem as atenções com um refeitório, no qual uma placa na entrada avisa os frequentadores: "Crystal Palace tem a honra de receber a delegação olímpica do Brasil; entretanto, em virtude disto, o acesso a determinados locais do complexo estarão restritos durante o período". O mesmo acontecerá com o trânsito local, que também deverá passar por modificações.

Ao lado da construção, uma instalação possibilita que os frequentadores disputem partidas de vôlei de praia antes da chegada das duplas brasileiras. A poucos metros dali, quadras de tênis e de basquete, pistas de atletismo, tanques de areia de salto em distância e quadras de grama sintética permitem que os frequentadores habituais do local disputem esportes que nem sempre são olímpicos, como o críquete.

Nas dependências do grande parque de mesmo nome que recebe o centro de esportes, amplas áreas verdes circundam as dependências e deixam o subúrbio londrino com cara de cidade pequena. Por todo o gramado, é comum encontrar visitantes deitados para tomar sol, fazer piqueniques e passear com filhos ou cães.

O centro de treinamentos, separado por 25 minutos de trem até o complexo olímpico de Londres, foi inaugurado em 1964. O local, batizado de Crystal Palace Park, recebe o nome pela referência ao Palácio de Cristal, construção em ferro e vidro montada no Hyde Park, no coração de Londres, para a Grande Exposição de 1951 e posteriormente transferida para a região conhecida até então como Sydenham Hill, no subúrbio londrino. Um incêndio destruiu a edificação em 1936, mas o nome ficou.Hoje, Crystal Palace tem o National Sports Centre como principal referência. O estádio de atletismo, que substituiu um antigo campo de futebol do Crystal Palace Football Club, tem capacidade para 15,5 mil torcedores. Outras dependências também foram usadas anteriormente por equipes ligadas ao bairro; hoje, porém, o espaço é majoritariamente público.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Crystal Palace conta com esculturas de dinossauros em seus jardins
Crystal Palace conta com esculturas de dinossauros em seus jardins
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade