PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

"Rio 2016 será incrível", afirma prefeito de Londres

19 mar 2012 - 11h36
(atualizado em 2/5/2012 às 16h10)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Londres

O prefeito da capital britânica, Boris Johnson, é só elogios aos organizadores da Olimpíada do Rio 2016. O político conservador está entre os responsáveis pelo bom andamento dos preparativos para os Jogos de Londres e tenta faturar com a pontualidade da organização em sua campanha de reeleição.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

Até por isso, ele se esquiva das polêmicas e enaltece o que chama de "grande capacidade dos brasileiros" de organizar uma Olimpíada no mesmo nível - ou talvez até melhor - do que os britânicos vão apresentar ao mundo a partir do dia 27 de julho.

O prefeito participou na manhã desta segunda-feira (19) do evento que anunciou a rota da tocha olímpica durante 70 dias, começando em 19 de maio, por mais de mil cidades e vilarejos britânicos. Em entrevista ao Terra, Johnson usou seu estilo descontraído para evitar comentários sobre os atrasos nas obras para a Copa do Mundo de 2014.

"Você é do Brasil, que bom!", disse o prefeito. "Gosto que a imprensa internacional veja que o clima londrino não é tão ruim assim", afirmou apontando para o céu ensolarado dessa manhã, embora os termômetros marcassem apenas 3°C momentos antes.

Ao ser questionado se as dificuldades para organizar a Copa 2014 poderiam afetar os preparativos para 2016, Boris Johnson interrompeu a pergunta e deixou claro que não queria polemizar. "Dificuldades? Que dificuldades? Tenho certeza que o Brasil fará uma grande Copa e não acho que será diferente com as Olimpíadas. Estamos bastante animados para ver o que o Rio vai produzir em 2016", rebateu.

"Não quero ficar dando conselhos para os brasileiros porque sei que vocês farão um ótimo trabalho", disse. Autoridades britânicas e brasileiras têm realizado uma intensa troca de informações desde que o Rio foi escolhido para sediar os Jogos depois de Londres. Por isso, Johnson afirma que os ingleses estão na torcida para que tudo saia bem na edição carioca do evento.

"Vocês vão nos suceder na tocha olímpica e é claro que queremos que o Brasil consiga fazer o melhor possível em 2016. Evidente que existem muitas experiências que podemos trocar e isso tem sido feito pela minha equipe em uma colaboração bilateral bastante estreita."

O prefeito de Londres também afirmou que até o momento só tem recebido relatos positivos sobre as obras e projetos no Rio de Janeiro. "Pelas informações que tenho recebido até agora, os preparativos para os Jogos do Rio estão indo muito bem e os brasileiros têm feito um ótimo trabalho."

Os britânicos tiveram mais de nove bilhões de libras (cerca de R$ 25 bilhões) para erguer as instalações olímpicas. Até o momento, o orçamento foi cumprido à risca e as principais construções da Vila em Stratford (leste da capital) foram concluídas com um ano de antecedência. Mesmo assim, Boris Johnson acredita que não será impossível de repetir o feito no Brasil. "Não, de maneira alguma. Tenho certeza que será uma organização fantástica", disse.

Tocha Olímpica

O prefeito de Londres também falou sobre o percurso de quase 13 mil km que a tocha olímpica irá percorrer ao redor do Reino Unido. Cerca de 7.300 pessoas foram escolhidas para fazer parte da celebração. "Isso simboliza a natureza democrática dos Jogos. Todos podem participar dessa grande festa. Milhares de pessoas vão carregar a tocha, centenas farão isso diariamente até a chegada no Parque Olímpico", declarou.

"Vai ser um evento lindo e também muito participativo com grande parte dos britânicos carregando a tocha. Infelizmente, eu não estarei entre os sortudos que foram selecionados, como fiquei sabendo agora há pouco", brincou.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Ginasta é recordista de medalhas, mas é ameaçada por Phelps:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade