PUBLICIDADE

Relatório alerta para trânsito caótico em Londres durante a Olimpíada

18 jan 2012 10h07
Publicidade

Apesar de o transporte estar entre as grandes preocupações alardeadas pelo governo britânico na preparação dos Jogos Olímpicos de 2012, um relatório divulgado nesta quarta-feira trouxe péssimas notícias: a expectativa é de tráfego caótico na cidade durante o evento, principalmente no primeiro final de semana do evento, no qual ocorrerá a cerimônia de abertura, marcada para 27 de julho.

As autoridades britânicas esperam aumento de 30% no tráfego da cidade durante os Jogos. Entre atletas, técnicos e staff das confederações, são aguardadas 80 mil pessoas hospedadas na Vila Olímpica e nos quarteis generais de cada delegação. Além disso, 500 mil turistas devem chegar a Londres para assistir aos jogos. A combinação deve produzir diversos traffic storms, termo usado para definir o caos no tráfego.

De acordo com a Inrix, empresa de monitoramento do tráfego na Inglaterra, a maior preocupação reside no primeiro final de semana de evento. Na sexta-feira, 27 de julho, 80 mil pessoas se deslocarão em direção ao Estádio Olímpico para a cerimônia de abertura, além de milhares de outras que acompanharão o evento em bares, restaurantes e pubs. O relatório cogita que a festa comece com lugares vazios na arena por conta dos congestionamentos.

Já no sábado, será realizada a disputa do ciclismo de estrada, que levará ao fechamento de diversas vias. Combinado a isso está o fato de a época ser de aumento natural do fluxo de carros, quando as famílias costumam viajar nos finais de semana para aproveitar o verão. A possibilidade de ter "publicidade negativa" é alertada no relatório, que prevê ainda mais problemas para Londres.

A cidade-sede terá 175 km de faixas exclusivas para atletas, delegações e autoridades relacionadas aos Jogos Olímpicos, que devem entrar em funcionamento dois dias antes do início do evento. Especialistas da Inrix, no entanto, preveem que não haverá tempo hábil para a população se acostumar, o que causará ainda mais transtornos. A menos de 200 dias, o tráfego se torna uma preocupação cada vez mais para os organizadores.

Trânsito de Londres deve parar durante o evento, segundo relatório
Trânsito de Londres deve parar durante o evento, segundo relatório
Foto: LOCOG / Getty Images
Fonte: Terra
Publicidade