PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Reunião do COI no Rio termina com preocupação sobre área de Deodoro

21 nov 2012 - 13h11
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

Terminou na manhã desta quarta-feira o Debriefing dos Jogos de Londres 2012 no Rio de Janeiro. O encontro da organização da última edição da Olimpíada com representantes das próximas trouxe à tona uma preocupação. O Comitê Olímpico Internacional (COI) cobra definições sobre a área do Parque de Deodoro, que ainda não foi licitada, onde serão disputadas as provas de hipismo, tiro, esgrima, pentatlo moderno, mountain bike, canoagem slalom e BMX.

"Ainda estamos tentando entender os prazos e esperamos que as licitações saiam nas próximas semanas, nos próximos dias até", declarou o diretor-geral do COI para os Jogos do Rio 2016.

O diretor geral do comitê organizador local dos Jogos, Leonardo Gryner, admitiu que o edital de licitação para reforma das instalações já existentes e construção das novas já deveria ter sido lançado. "É o único parque de competições dos Jogos sem edital lançado. Está na hora de lançar", afirmou, embora tenha tentado manter a tranquilidade em relação ao andamento das obras para a Olimpíada do Rio. "Ainda não é motivo de preocupação", ressaltou.

A licitação deve ser lançada pelo governo estadual. "Pretendemos lançar este edital até o final do ano. Não vai haver atraso", garantiu o secretário da Casa Civil do governo, Regis Fichtner.

As polêmicas do hóquei e do rúgbi

O comitê organizador ainda precisa definir onde vai construir as instalações para a disputa do hóquei. Inicialmente, o projeto previa uma arena em Deodoro, mas a localização não agradou a federação internacional. "Colocamos para eles que, caso fosse definido por Deodoro, construiremos uma sede fixa. Se for na Barra, como eles desejam, terá que ser uma instalação temporária e não no Parque Olímpico, onde não há mais espaço disponível", disse Gryner.

A organização dos Jogos de 2016 vai se reunir até o final do ano com a federação de hóquei para chegar a uma definição. "É uma decisão conjunta e é normal que isso aconteça antes da Olimpíada", explicou Gryner.

Outra sede que ainda não tem definição é a do rúgbi. Inicialmente, a competição seria disputada no Estádio São Januário, mas o Vasco falhou em apresentar garantias necessárias para a reforma do local. Estuda-se passar o evento para o Estádio do Engenhão, que só será utilizado na segunda semana dos Jogos para o atletismo.

"É um evento novo na Olimpíada, cuja instalação não estava prevista na candidatura do Rio para os Jogos. Então temos de ter paciência e procurar uma definição com calma", disse Felli, que assegurou que o Rio fez muitos avanços desde sua última visita à sede dos Jogos, em junho.

O aspecto mais importante da reunião com o COI e os organizadores de Londres, segundo Gryner, foi definir questões técnicas. "Para nós é fundamental, neste momento, detalhar a quantidade de equipamento necessária e como foi a alocação de pessoas dos últimos Jogos para que possamos passar para a próxima etapa".

Leonardo Gryner admitiu que o edital de licitação para reforma das instalações já deveria ter sido lançado
Leonardo Gryner admitiu que o edital de licitação para reforma das instalações já deveria ter sido lançado
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade