PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Rogge enaltece presença feminina e volta dos Jogos "para casa"

27 jul 2012 - 20h29
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Celso Paiva
Ulisses Neto
Direto de Porto Alegre

Em seu discurso durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Jacques Rogge fez questão de lembrar a quebra de um tabu em Londres 2012: pela primeira vez, haverá presença feminina em todas as delegações. Além disso, o chefe maior do COI destacou uma "volta para casa" da Olimpíada.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

"Pela primeira na história olímpica, todas as equipes participantes vão ter atletas femininas", destacou Rogge, que ainda prezou uma homenagem aos voluntários dos Jogos. "Gostaria também de agradecer às pessoas que ajudaram para deixar o grande e positivo legado após a Cerimônia de Encerramento: os milhares de dedicados voluntários que foram tão generosos", elogiou, em momento que rendeu uma grande salva de aplausos do público.

O presidente do COI tratou, em seu discurso, a volta dos Jogos Olímpicos ao Reino Unido como um retorno do esporte para casa. "Em essência, os Jogos Olímpicos estão voltando para casa hoje. Este grande país amante do esporte é reconhecido por tudo. Os conceitos do fair play foram criados aqui e aqui o esporte é incluído como ferramenta escolar, além da proximidade do esporte com o Barão de Coubertin, que desenvolveu os Jogos Olímpicos modernos", afirmou Rogge.

Apesar dos Jogos Olímpicos terem como principal casa a Grécia, berço da competição, o Reino Unido é considerado importante para os Jogos, principalmente por causa do francês Barão Pierre de Coubertin. No ano de 1854, Coubertin deu a ideia de fazer um evento semelhante aos realizados na Grécia antiga, dando origem à atual Olimpíada e à constituição do Comitê Olímpico Internacional, movimento que começou no parlamento britânico.

No encerramento do tradicional discurso, Jacques Rogge fez questão de celebrar os esportistas. "Eu parabenizo todos os atletas que conquistaram um lugar nestes jogos. Aos atletas trago este pensamento: dedicação e compromisso. Agora vocês têm a chance de se tornar verdadeiros atletas olímpicos. Ter a honra não apenas de ganhar, mas também de competir. O caráter conta mais que as medalhas", completou o presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Grécia
Grécia
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade