PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Saiba quem é o ex-funcionário da Nasa que pode bater Pistorius

23 jan 2011 - 13h01
Compartilhar
Anderson Giorge Regio
Direto de Christchurch (Nova Zelândia)

O americano Jerome Singleton é apontado como a principal ameaça ao sul-africano Oscar Pistorius no Mundial Paraolímpico de Atletismo. De 1,75 m e 75 kg, o velocista nascido em Greenwood pode botar fim à hegemonia do "Blade Runner" em Christchurch, na Nova Zelândia.

Pela categoria T44 (amputados), Singleton fez o segundo melhor tempo na fase classificatória dos 200 m em 23s38, superado apenas por Pristorius, atual campeão paraolímpico nos 100, 200 e 400 m, com 22s52.

O próprio Pristorius admitiu que Singleton e outros rivais podem pôr fim à sua hegemonia nas provas de velocidade. "Ele é muito rápido e muito forte, mas há alguns outros que estão bem próximos também. Todos podem conseguir uma medalha de ouro (na final)", contemporizou.

Bem humorado, Singleton, 24 anos, disse que não pode entrar em uma competição sem pensar em vencer. O duelo lado a lado entre os dois principais velocistas do planeta na categoria T44 será realizado às 10h26 (horário local) desta segunda-feira.

"Você precisa sempre acreditar. Quando você compete você tem um motivo: vencer". disse Singleton. "O Oscar (Pistorius) é um atleta fenomenal, mas você precisa batê-lo para vencer. Eu vou tentar vencê-lo", comentou.

O "maior rival" de Pistorius nasceu sem a fíbula direita e teve a perna amputada abaixo do joelho quando tinha apenas um ano e meio. Ótimo estudante de matemática, física e engenharia, o corredor trabalhou no setor de pesquisa da Nasa em 2005 colaborando em projeto em Marte e em um sistema para a detecção mais rápida dos problemas de cataratas.

"Foi uma ótima experiência no primeiro ano da faculdade. Trabalhei no projeto da exploração em Marte e me diverti muito. Eles me deram uma chance e sou muito grato a eles", comentou Singleton, que ainda não tem planos de voltar à Nasa quando parar de correr.

Jerome Singleton, 24 anos, teve perna amputada na infância e é encarado como grande rival de sul-africano
Jerome Singleton, 24 anos, teve perna amputada na infância e é encarado como grande rival de sul-africano
Foto: Anderson Giorge Regio / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade