PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Sarah Menezes passa por chinesa, vai à semi e sonha com ouro

28 jul 2012 - 06h06
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Allan Farina
Direto de Londres

Segunda favorita ao lugar mais alto do pódio na Olimpíada de Londres, a brasileira Sarah Menezes confirmou o favoritismo e se manteve viva na briga pela medalha de ouro na competição. No final da manhã deste sábado, a judoca piauiense venceu a chinesa Shugen Wu por um yuko de vantagem (fruto de duas punições contra a asiática) e retornará nesta tarde ao tatame para disputar o título inédito.

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

Em um combate equilibrado, Sarah Menezes conseguiu a pontuação necessária para avançar por conta da falta de combatividade da adversária, que buscava os contra-ataques. Depois de somar um yuko à pontuação, a brasileira abdicou do combate e deu um susto nos últimos segundos de luta, quando por muito pouco não sofreu um golpe da chinesa, que poderia resultar até em um ippon.

Para garantir no mínimo a medalha de prata, Sarah Menezes precisará passar pela belga Charline Van Snick, que chegou à semifinal depois de passar pela húngara Eva Csernoviczki. A brasileira já duelou contra a próxima rival em duas oportunidades, e venceu ambas: Grand Slam do Rio de Janeiro, em 2011; e Grand Slam de Tóquio, em 2009.

Antes de encarar a chinesa no duro duelo válido pelas quartas de final, Sarah Menezes confirmou o favoritismo adquirido em virtude do desempenho nas últimas temporadas e avançou às quartas de final do torneio de judô ao superar a francesa Laetitia Payet por um yuko de vantagem, conquistado com pouco menos de 30s para o final do combate.

A judoca da categoria ligeiro (até 48 kg) estreou com vitória em Londres sobre a vietnamita Ngoc Tu Van, por dois yukos de vantagem. Dominante durante todo o combate, Sarah controlou a adversária e não teve grandes problemas para triunfar pela primeira vez na competição.

Medalhista de bronze no ano de 2011, Sarah desembarcou em Londres como uma das favoritas à medalha em Londres. Terceira colocada do ranking mundial na atualidade e segunda cabeça de chave no torneio, a jovem de 22 anos participa pela segunda vez da Olimpíada. Em Pequim, há quatro anos, a competidora caiu logo na estreia ao perder justamente para Eva Csernoviczki, eliminada das chances de ouro por Van Snick.

Diante da medalhista de bronze no Campeonato Asiático de 2011, Sarah abriu um yuko de vantagem antes do primeiro minuto de luta. A vantagem permitiu à brasileira ditar o ritmo de combate, sem ceder uma brecha para a reação da adversária. A vietnamita, sem conseguir ameaçar a competidora nacional, recebeu duas punições seguidas (Menezes também acabou punida) e viu a desvantagem dobrar.

Com dois yukos de vantagem, Sarah administrou o combate até o final para avançar à próxima etapa da competição. Depois de passar pela lutadora asiática, a brasileira, séria candidata à medalha, encara na próxima fase a francesa Laetitia Payet, medalhista de bronze no Europeu do ano passado e que folgou na primeira rodada.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade