PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Segurança "exagerada" dos Jogos preocupa moradores e visitantes em Londres

17 mai 2012 - 18h19
(atualizado em 18/5/2012 às 08h45)
Compartilhar

As medidas de segurança para os Jogos Olímpicos de Londres têm incomodado os residentes e devem assustar os espectadores durante o evento. Trata-se da maior operação militar desde a Segunda Guerra Mundial. Como última inovação, o Ministério da Defesa britânico anunciou que os agentes terão à disposição um instrumento acústico de longo alcance (LRAD, na sigla em inglês), uma arma não-letal de invenção americana e usada no Iraque.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

A função primordial do dispositivo sonoro é advertir quaisquer embarcações que naveguem pelo Tâmisa causando alguma desordem. Porém, pode ser utilizado também para dispersar multidões. Nesse caso, a emissão de som do equipamento é capaz de atingir 151 decibéis e chega a causar dor física a uma distância de um metro, podendo causar danos permanentes à audição e à visão.

Baterias de mísseis terra-ar em telhados de residências familiares, um porta-aviões ancorado no Tâmisa, caças Typhoon e cerca de 13.500 soldados completam o esquema de segurança dos Jogos Olímpicos. Calcula-se que entre 24 e 49 mil efetivos, somando policiais, agentes de segurança e serviços de inteligência protegerão a cidade apoiados por 55 equipes de cães. Para que nada escape ao controle da segurança, 290 câmeras foram adicionadas ao redor de Londres.

Além disso, um decreto legitimiza o uso de força contra qualquer protesto incômodo que ameace o andamento do evento ou os interesses dos principais patrocinadores. Scanners de reconhecimento facial, identificações eletrônicas e controles de polícia especiais são outros investimentos no âmbito. Com tantas aquisições, os Jogos se mostram uma boa vitrine para os negócios das grandes corporações, já que a guerra sempre foi um investimento seguro.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Caças Typhoon fazem parte da segurança reforçada para a Olimpíada
Caças Typhoon fazem parte da segurança reforçada para a Olimpíada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade