PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Seleção testa convicções de Mano em último jogo antes de Olimpíada

20 jul 2012 - 07h12
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Middlesbrough (Grã-Bretanha)

A menos de uma semana da estreia nos Jogos Olímpicos de Londres, Mano Menezes não tem mais dúvidas sobre qual time e melhor sistema de jogo a Seleção Brasileira deve usar para conquistar o inédito ouro. Porém, antes de iniciar a campanha, o técnico terá a última chance de testar suas convicções nesta sexta-feira, quando o Brasil enfrenta a Grã-Bretanha, em Middlesbrough, às 15h45 (de Brasília).

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de bronze de 1996

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Mano construiu seu pensamento em relação ao time olímpico muito em função do que analisou nos amistosos de maio e junho na Alemanha e nos Estados Unidos. Oscar, por exemplo, ganhou vaga Ganso, ausente por contusão, ao mostrar segurança e regularidade que vinham faltando ao santista. Rafael Silva desbancou Danilo na lateral depois de seguidas falhas de marcação do lado direito da defesa. E finalmente Hulk ganhou uma das vagas acima de 23 anos com um futebol agressivo pelo lado direito.

"Em relação aos amistosos o Rafael foi a única alteração. A equipe está com um excelente comprometimento. Se ela se compromete bem é porque acreditamos nela. E isso se viu desde o primeiro amistoso contra a Dinamarca. Futebol é assim. Você se encaixa dentro de uma ideia e reforça a cada jogo", explicou Mano.

Assim, o torcedor pode esperar hoje uma Seleção que vai marcar sob pressão, explorar jogadas pelas laterais, principalmente na esquerda com Neymar e Marcelo, e buscar o domínio territorial do jogo. Em contrapartida, terá como preocupação a defesa, que levou oito gols em quatro partidas e teve momentos de insegurança.

Contribuiu para Mano enxergar o time ensaiado nos amistosos como o ideal para a Olimpíada o fato de os adversários terem jogado com as equipes principais. O retrospecto geral, de duas vitórias (Dinamarca e Estados Unidos) e duas derrotas (México e Argentina), pode ser abaixo das expectativas, mas o futebol apresentado, principalmente contra os argentinos, convenceu Mano de qual o melhor caminho a ser percorrido.

O jogo de hoje será o primeiro contra uma seleção olímpica. A Grã-Bretanha está em descrédito no país, estará sem suas grandes estrelas, mas jogará em casa e é uma das postulantes ao título ao lado de Brasil, Espanha, México e Uruguai. Uma boa oportunidade para Mano testar suas convicções.

"É o país anfitrião e obviamente terá a força de uma sede, como sempre é natural. Eles têm dificuldades semelhantes assim como a Seleção. Estão tentando dar um conjunto para essa equipe, fizeram um amistoso fechado com o México essa semana", analisou Mano Menezes.

A seleção da Grã-Bretanha (formada por jogadores da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) não jogava desde 1971, quando buscou a classificação para a Olimpíada do ano seguinte. O galês Ryan Giggs, veterano do Manchester United, é o destaque e um dos três atletas acima de 23 anos do time. O zagueiro Micah Richards e o atacante Craig Bellamy são os outros.

Mercado

Quando entrar em campo, a Seleção tentará deixar de lado as especulações que movimentaram até agora a preparação olímpica. Nove jogadores estiveram envolvidos em notícias relacionadas ao mercado europeu, e o comando técnico tem a preocupação de que o assunto atrapalhe no rendimento em campo.

Em sua entrevista, Thiago Silva foi direto em sua análise e disse que não conseguiu se concentrar na Seleção enquanto estava acertando a sua transferência para o PSG. "Liguei para o meu procurador para resolver isso o mais rápido possível porque eu não conseguia me concentrar na Seleção", disse.

FICHA TÉCNICA

GRÃ-BRETANHA x BRASIL

Local: Estádio Riverside, em Middlesbrough (Inglaterra)

Data: 20 de julho de 2012 (Sexta-feira)

Horário: 15h45(de Brasília)

GRÃ-BRETANHA: Jack Butland, Ryan Bertrand, Micah Richards, Steven Caulker e Craig Dawson; Tom Cleverley, Danny Rose, Jack Cork e Ryan Giggs; Craig Bellamy e Daniel Sturridge

Técnico: Stuart Pearce

BRASIL: Rafael Cabral, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro e Rômulo; Hulk, Oscar e Neymar; Leandro Damião

Técnico: Mano Menezes

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Mano Menezes terá o último teste da Seleção Olímpica antes dos Jogos de Londres
Mano Menezes terá o último teste da Seleção Olímpica antes dos Jogos de Londres
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade