PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Shimon Peres não irá a abertura dos Jogos Olímpicos devido ao "shabat"

10 jul 2012 - 11h38
(atualizado em 11/7/2012 às 09h56)
Compartilhar

O presidente de Israel, Shimon Peres, cancelou a viagem programada para acompanhar a cerimônia de abertura dos

Os jogadores da Seleção Brasileira, convocados para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, realizaram, nesta terça-feira, no Hotel Sheraton Rio, exames físicos para a preparação da disputa do torneio
Os jogadores da Seleção Brasileira, convocados para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, realizaram, nesta terça-feira, no Hotel Sheraton Rio, exames físicos para a preparação da disputa do torneio
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação
Jogos Olímpicos

, em Londres, por coincidir com o dia do descanso no judaísmo, o "shabat".

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"A cerimônia se celebra na sexta-feira e como não há hoteis próximos ao estádio para ir a pé, o presidente decidiu cancelar a viagem e evitar a profanação do shabat", diz comunicado emitido nesta terça-feira.

A celebração, considerada a mais sagrada do calendário hebreu, começa ao cair o sol na sexta-feira à noite e termina com o surgimento das três primeiras estrelas no sábado.

No período, os judeus praticantes não podem trabalhar, tocar em dinheiro, viajar de carro, e até mesmo ações como acender a luz, ou seja, tudo que supõe um esforço ou que gerem lucro.

Peres confirmou sua participação, prevendo hospedar-se em um hotel próximo ao Estádio Olímpico de Stratford.

O comunicado não especifica se a decisão é motivada por protestos de círculos ultra-ortodoxos, que costumam exigir que os dirigentes israelenses atuem de acordo com as normas judias religiosas quando se encontram no exterior.

A maioria dos líderes israelenses costuma respeitar essa reivindicação, em particular depois de 1976, quando a chegada de caças-bombardeiros F-15, durante a jornada sabática provocasse crise que acabou com o primeiro Governo de Yitzhak Rabin.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade