PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Sul-coreana se revolta com juiz e é retirada de arena aos prantos

30 jul 2012 - 15h38
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

A sul-coreana Shin Lan foi responsável por uma das primeiras polêmicas dos Jogos Olímpicos de Londres. Na semifinal da modalidade espada, da esgrima, disputada nesta segunda-feira, na Arena Excel, a asiática foi derrotada pela alemã Britta Heidemann, por 6 a 5, com um ponto computado no último segundo da prorrogação da luta.

» Veja os resultados da esgrima feminina

O combate contra a campeã olímpica em Pequim 2008 estava empatado por 5 a 5 no tempo extra, o que dava a vantagem a sul-coreana, sendo definido no último segundo após uma pontuação controversa para a germâmica.

Lam Sin tinha a vantagem no último e decisivo período do duelo, quando, faltando apenas um segundo para o fim, a arbitragem decidiu voltar o relógio em 1 segundo. No primeiro reinício houve um toque duplo, quando as duas tocam a espada ao mesmo tempo na adversária e pontuam juntas. Este toque duplo aconteceu mais duas vezes e o relógio continuou parado, faltando um segundo para o término da luta.

Depois de muita reclamação da sul-coreana com o relógio, a arbitragem reiniciou a luta e a alemã conseguiu marcar o ponto, desta vez sozinha, para desespero de A Lam Shin, que chorando bastante, sentou na pista e lá ficou por muito tempo, não aceitando a derrota.

Shim Jaesung, treinador de Shin, foi à mesa da arbitragem para contestar a decisão e teve de aguardar junto à atleta por quase 30 minutos antes da decisão final.

Com a vitória da europeia, Shin se revoltou, chorou e não queria se retirar do local da competição, como forma de protesto ao resultado.

Após algumas insistências por parte representantes da modalidade, Shin, aos prantos, decidiu deixar o local e saiu da pista aplaudida de pé pelos torcedores.

Minutos depois, Shin voltou à pista para disputar a medalha de bronze contra a chinesa Sun Yujie e, apesar de ter liderado os dois primeiros tempos, foi derrotada por 15 a 11 e terminou em quarto lugar.

Na disputa pela medalha de ouro, a algoz de Shin, Britta Heidemann, fez um duelo disputado com a ucraniana Yana Shemyakina e levou o a decisão para a prorrogação. Apesar de ser a atual campeã olímpica, a alemã não resistiu e foi derrotada por 9 a 8, conquistando a medalha de prata.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Com Lancepress

Shin não concordou com a marcação da arbitragem e se recusou a sair do local da competição
Shin não concordou com a marcação da arbitragem e se recusou a sair do local da competição
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade