1 evento ao vivo

Time de Deonise cai, e apenas Duda Amorim vai à semi da Champions

11 mar 2012
15h21

O Itxako Navarra, da armadora brasileira Deonise, não conseguiu se classificar à semifinal da Liga dos Campeões feminina de handebol. Na última rodada da segunda fase, a equipe espanhola até venceu o dinamarquês Midtjylland por 24 a 21 em casa neste sábado, mas terminou com a terceira posição do Grupo 1, um ponto atrás do norueguês Larvik - que bateu o já classificado húngaro Gyori, da meia Duda Amorim, e ficou com o segundo posto da chave.

O Itxako havia chegado a esta última rodada sem vitórias, fato que pesou na eliminação da Champions. A equipe espanhola, que conta também com a goleira Silvia Navarro e a ponta direita Carmen Martín - peças-chave da seleção espanhola, terceira colocada no último Mundial feminino, em São Paulo - já entrou em quadra ciente da eliminação. Independentemente do placar que obtivesse sobre as dinamarquesas do Midtjylland, o time não conseguiria alcançar o Larvik, que mais cedo havia encerrado a invencibilidade do Gyori com um triunfo por 32 a 25, na Noruega.

Assim sendo, o Grupo 1 foi encerrado neste sábado após seis rodadas com o Gyori na primeira colocação, com nove pontos obtidos em quatro vitórias e um empate. O Larvik, que tenta defender o título conquistado na temporada passada, ficou atrás com seis pontos (dois triunfos e dois empates) e também se classificou.

A equipe de Deonise, com cinco, sentiu falta do ponto que cedeu em casa ao Larvik na quarta rodada - depois de abrir uma vantagem de 12 a 6 no primeiro tempo, permitiu que as norueguesas empatassem por 19 a 19 no último lance do jogo -, em partida que já era considerada decisiva para as pretensões do Itxako, vice-campeão europeu em 2011. A lanterna da chave ficou com o Midtjylland, que somou quatro pontos.

Desta forma, resta apenas uma brasileira na Champions feminina. Duda, que foi eliminada com o Gyori na semifinal do ano passado pelo próprio Itxako, tenta nova sorte neste ano. O clube húngaro já tem rival definido: o Oltchim, da Romênia, segundo colocado do Grupo 2. Já o Larvik desafiará o Buducnost, de Montenegro, que liderou a outra chave.

O Grupo 2 da Liga dos Campeões, aliás, será concluído neste domingo, em jogo que servirá apenas para cumprimento de tabela. O Buducnost, que detém um aproveitamento de 100% e já possui dez pontos, pegará o Oltchim, que possui sete e, mesmo que vença, poderá chegar somente a nove. Já estão eliminados o Krim, da Eslovênia (quatro pontos) e o Metz, da França (um).

A Champions de handebol voltará somente dentro de três semanas, com a realização das semifinais - disputadas em dois jogos. As datas específicas para os confrontos serão definidas pela Federação Europeia de Handebol (EHF), mas os jogos de ida estão previstos para o final de semana de 31 de março e 1º de abril, enquanto a volta acontecerá em 7 ou 8 de abril. Já as decisões da Liga dos Campeões feminina está programada somente para maio, com a ida no dia 5 ou 6 e a grande decisão, em 12 ou 13.

Folga para a Seleção:

Enquanto não encara a semi da Liga dos Campeões, Duda Amorim - assim como Deonise - deverá reforçar a Seleção Brasileira, quinta colocada do último Mundial, em dois amistosos de preparação para a Olimpíada de Londres. Em janeiro, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) anunciou a realização de duas partidas em março na capital inglesa contra a Noruega, atual campeã olímpica e mundial. As datas, indefinidas há dois meses, ainda não foram divulgadas até hoje.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Duda Amorim (à esquerda) será a única brasileira na fase semifinal da Champions de handebol
Duda Amorim (à esquerda) será a única brasileira na fase semifinal da Champions de handebol
Foto: EFE
Fonte: Terra
publicidade