PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Título europeu faz David Luiz ganhar força para jogar Olimpíada

22 mai 2012 - 08h55
(atualizado em 23/5/2012 às 18h12)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Hamburgo (Alemanha)

A atuação segura na decisão contra o Bayern de Munique e o título do Chelsea na Liga dos Campeões fizeram o nome de David Luiz ganhar força como um dos 18 selecionados da Seleção Brasileira para a Olimpíada de Londres, em 2012. O zagueiro está na lista prévia, vai disputar os amistosos entre maio e junho e é opção para formar uma dupla experiente ao lado de Thiago Silva.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Mano Menezes tem a opção de levar três jogadores acima de 23 anos e admite que a tendência é reforçar a defesa, carente entre os atletas com idade olímpica. Para a sequência de jogos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina, os zagueiros Juan e Bruno Uvini estão na lista ao lado de David Luiz e Thiago Silva.

O zagueiro do Milan, referência também na Seleção principal, é nome praticamente certo e deve ainda ganhar a condição de capitão e líder do grupo olímpico. Entre os jogadores que estão nesta última convocação, Thiago Silva é o que tem mais jogos (25) com a camisa da Seleção.

A outra vaga de titular na defesa da Seleção pesa a favor de David Luiz por uma série de fatores. Bruno Uvini e Juan, apesar de serem campeões sul-americanos e mundiais Sub-20, não têm a experiência internacional do zagueiro do Chelsea e vêm de uma longa sequência sem jogar. Dedé, que seria outro nome acima dos 23 anos, volta de lesão e pode ser preterido pelo fato de outro vascaíno, Rômulo, integrar a Seleção Olímpica. Os Jogos serão disputados em meio ao Brasileiro e o Vasco perderia dois de seus principais jogadores.

Mas, acima de tudo, David Luiz construiu com Thiago Silva entrosamento nos oito jogos que disputaram juntos pela Seleção principal ¿ só não jogaram juntos quando Lúcio estava no grupo. Fora isso, ganhou o principal campeonato da Europa como titular e é reconhecido internacionalmente como um zagueiro de bom nível.

Mano Menezes acompanhou a final contra o Bayern de Munique das tribunas e observou uma atuação segura do zagueiro contra nomes como Ribéry, Robben e Mario Gomez. Isso sem o zagueiro estar 100% fisicamente. "Fiquei 35 dias fora e senti a lesão novamente antes do jogo. Consegui jogar os 120 minutos e ainda bater pênalti. Com 20 minutos eu já estava com dor, pensei em sair, mas era final de Champions", contou após o jogo.

David Luiz se apresenta à Seleção Brasileira em Hamburgo, local da partida de sábado contra a Dinamarca, na quinta-feira. Apesar de ter jogado no sacrifício, o zagueiro não deve ser problema para a equipe de Mano Menezes, que ainda fará na sequência três jogos nos Estados Unidos.

Terceira vaga

Caso se confirme as convocações de David Luiz e Thiago Silva para a Olimpíada, sobraria apenas uma vaga para jogadores acima dos 23 anos para os Jogos de Londres. Com um bom número de opções ofensivas, a tendência é que Mano convoque um lateral (Daniel Alves ou Marcelo) ou mais um jogador para reforçar o meio-de-campo.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Confira os grupos do torneio masculino abaixo:

Título da Liga dos Campeões com o Chelsea fez David Luiz ganhar força para jogar Olimpíada
Título da Liga dos Campeões com o Chelsea fez David Luiz ganhar força para jogar Olimpíada
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade