PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Tocha dos Jogos de Inverno da Juventude é acesa em Atenas

17 dez 2011 - 10h28
Compartilhar

A tocha para os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Innsbruck, na Áustria, foi acesa hoje em Atenas, capital da Grécia, sendo a primeira vez na história olímpica moderna que a chama foi acesa por três eventos olímpicos sediados na mesma cidade.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, destacou importância dos Jogos
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, destacou importância dos Jogos
Foto: Reuters

Além de sediar os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão entre 13 e 22 Janeiro de 2012, Innsbruck já sediou Jogos Olímpicos de Inverno em 1964 e 1976.

Seguindo a tradição olímpica, a chama dos Jogos da Juventude foi acesa por raios do sol refletidos em um espelho parabólico, com uma sacerdotisa do Templo de Hera passando por Atenas e chegando ao Estádio Panathinaiko.

Ao lado de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), participaram da cerimônia o ministro austríaco, Norbert Darabos, o presidente do Comité Olímpico Austríaco, Karl Stoss, Innsbruck 2012 CEO, Peter Bayer e o presidente Richard Rubatscher. Também marcaram presença o presidente da Comissão de Coordenação Innsbruck 2012 e presidente da Federação Internacional de Esqui, Gian-Franco Kasper, o presidente da Comissão da Tocha Olímpica, Spyros Zannias, e o presidente do Comitê Olímpico Helénica, Spyros Capralos.

"A chama simboliza os valores e ideais que estão no coração do Movimento Olímpico", afirmou Jacques Rogge durante a cerimônia. "Eles incorporam excelência, amizade e respeito, e são a faísca que incendiará a paixão e a magia dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Em sua essência, o revezamento da tocha olímpica da juventude inspirará novas esperanças e novos sonhos, particularmente entre os jovens, e incentivará o mundo a ter experiência dos Jogos Olímpicos da Juventude, juntamente com os atletas", completou.

Agora, a tocha viajará da Grécia para a Áustria, onde fará o seu caminho em todo o país entre 27 dezembro e 13 janeiro de 2012, data da cerimônia de abertura no Estádio do Bergisel. O estádio já foi equipado com um caldeirão especial para receber a tocha, que ficará ao lado dos caldeirões de 1964 e 1976.

A chama será transportada por 2.012 portadores em sua jornada de 18 dias em torno de Áustria, passando por muitos dos lugares mais famosos do país, incluindo uma parada na capital do país, Viena, em tempo para as celebrações do Ano Novo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade