PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Tocha olímpica é acesa em evento histórico na Grécia

10 mai 2012 - 06h25
(atualizado em 11/5/2012 às 14h32)
Compartilhar

A chama dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que começam no dia 27 de julho, foi acesa nesta quinta-feira em Olímpia, na Grécia, segundo a tradição da antiga sede dos primeiros Jogos da história, antes de cruzar o país e viajar ao Reino Unido.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

A Grande Sacerdotisa Ino Menegaki foi a encarregada de acender a tocha, com a ação dos raios do sol em um espelho côncavo, seguindo a tradição grega.

A cerimônia ocorreu diante da presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Locog, em inglês), Sebastian Coe, entre outras muitas personalidades tanto britânicas quanto gregas e também de distintas federações esportivas.

A tocha olímpica iniciará a partir de agora uma viagem de uma semana ao longo da Grécia, visitando cinco grandes sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole, em Atenas, para chegar no dia 17 de maio ao antigo Estádio Olímpico de Atenas, sede dos Jogos modernos de 1896, onde será entregue à delegação britânica.

Uma vez acesa a chama olímpica, a honra de ser seu primeiro portador recaiu sobre o campeão olímpico de natação Spyros Yanniotis, que, por sua vez, a entregará ao boxeador britânico Alexander Loukos, de 19 anos e filho de um imigrante grego.

No total, a tocha olímpica passará, ao longo de um percurso de quase 3 mil quilômetros pela Grécia, pelas mãos de 490 portadores, até sua chegada ao antigo estádio Panatenaico de Atenas, prevista para o dia 17 de maio.

O revezamento britânico começará no dia 19 de maio, com um percurso de 12.875 quilômetros que durará 70 dias, até sua chegada à cerimônia inaugural da competição olímpica em Londres, no dia 27 de julho.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Escocês garante três medalhas de ouro em uma única Olímpiada:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade