0

Tocha olímpica vai passar por mil cidades em 70 dias

19 mar 2012
09h10
atualizado às 10h44
Ulisses Neto
Direto de Londres

Os organizadores dos Jogos de Londres anunciaram nesta segunda-feira (19) a rota da tocha olímpica nas semanas que antecedem a cerimônia de abertura em 27 de Julho. Os nomes de mais de sete mil pessoas que vão carregar a chama durante o percurso também foram apresentados.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada
» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

Serão cerca de 13 mil km percorridos no total. Dessa vez, a chama não deve deixar o país que sedia os Jogos, exceto por uma rápida passagem na ilha vizinha para ser exibida em Dublin, capital da Irlanda. Os organizadores querem fazer do evento uma grande celebração comunitária entre os britânicos. E também evitar protestos e manifestações como os ocorridos no percurso mundial da tocha olímpica antes dos Jogos de Pequim em 2008.

A chama será acesa na Grécia e vai chegar ao Reino Unido no dia 18 de maio. A viagem de 70 dias começará já na manhã seguinte. Os organizadores de Londres 2012 afirmam que o símbolo vai visitar mais de mil comunidades ao redor do país. No total, 95% da população britânica vai ficar no máximo a 16 km de distância da tocha durante o percurso.

Cerca de 7.300 moradores do Reino Unido foram escolhidos para carregar a chama olímpica. Essas pessoas foram selecionadas em um programa que começou no ano passado. Segundo os organizadores dos Jogos, os selecionados são agentes de transformação social e se destacaram em suas comunidades por serem fontes de inspiração e pessoas engajadas com as regiões em que vivem.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, participou do evento nesta manhã em uma escola pública na região leste da capital britânica para anunciar detalhes sobre a rota da chama. Para Johnson, a escolha das pessoas que vão carregar o símbolo olímpico representa a diversidade da maior cidade europeia. "Pessoas de todas as idades e origens vão estar entre os carregadores da tocha", disse. "Acho que teremos o maior show da Terra e a tocha olímpica será parte disso", completou.

Além das comunidades, a tocha também vai passar por pontos históricos e cartões postais da Grã-Bretanha, entre eles o misterioso monumento de Stonehenge e o tradicional Big Ben. O percurso será feito por vários meios de transporte, como um trem à vapor, avião e até uma tirolesa.

Cerca de 700 celebridades e atletas vão compor o batalhão responsável por levar a tocha até Stratford, bairro londrino onde foi erguido o estádio olímpico. Cada um vai percorrer 300 m com a chama. As personalidades ainda não foram confirmadas, o que só deve ocorrer poucos semanas antes do evento. No entanto, alguns nomes já têm sido especulados, entre elas o do rei do futebol, Pelé. "Não posso confirmar nenhum nome no momento", desconversou Jonathan Edwards, ex-atleta britânico medalha de ouro no salto triplo nos Jogos de Sydney em 2000.

No entanto, Edwards - que é integrante do comitê organizador da Olimpíada - reconhece que o Brasil terá papel de destaque na rota da chama olímpica por sediar os Jogos de 2016. "Tenho certeza que alguns brasileiros serão incluídos nessa lista de 700 personalidades que será feita pelo Locog comitê organizador local", disse.

Design Londrino

A tocha olímpica também foi exibida mais uma vez nesta manhã. Ela foi desenhada por dois artistas do leste de Londres que venceram uma competição realizada pelo comitê local. Feita em alumínio, a tocha dourada tem oito mil círculos que representam cada uma das pessoas que vão carregá-la ao redor do país. Através desses círculos, é possível ver o sistema de combustão que mantém a chama acesa. A tocha tem 80 centímetros de altura e pesa 800 gramas. Sua capacidade de manter a chama olímpica intacta durante o percurso - e a grande chance de enfrentar o nada amistoso clima britânico - foi testada nos laboratórios da BMW na Alemanha.

Londres 2012 no Terra

O Terra , maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade