PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Tóquio quer modernizar instalações da Olimpíada de 1964 para 2020

16 fev 2012 - 09h07
(atualizado às 09h31)
Compartilhar

A candidatura olímpica de Tóquio 2020 pretende modernizar as instalações usadas nos Jogos de 1964 e renovar o Estádio Olímpico para transformá-lo no "carro-chefe" do projeto, informou nesta quinta-feira o comitê japonês.

A organização de Tóquio 2020 afirmou na apresentação de sua candidatura que a Vila Olímpica ficará próxima à baía da capital, com 28 das 31 sedes no raio de 8 quilômetros, e que modernizará suas instalações esportivas.

Tóquio 2020 também criará novas estruturas, um plano de entretenimento integrado para os torcedores e visitantes e vai melhorar o sistema de transporte urbano, "um dos mais eficientes do mundo", detalharam os organizadores em comunicado.

O novo estádio olímpico, rebatizado de Kasumigaoka National Stadium, será "um dos mais modernos do mundo", com capacidade para 80 mil pessoas e abrigará as cerimônias de abertura e encerramento do evento, além de provas.

A proposta do Japão para sediar será estimulada pela "atmosfera dinâmica da cidade" e terá papel importante no processo de "recuperação física e psicológica" do país após o terremoto e tsunami de 11 de março, indicou o documento.

O presidente da candidatura de Tóquio 2020, Tsunekazu Takeda, considerou "uma honra e um orgulho ter apresentado o plano ao Comitê Olímpico Internacional (COI)" na segunda-feira.

No projeto, Takeda destacou que "trabalharam muito para melhorar a proposta de 2016, para garantir que está totalmente integrada com a cidade e seus moradores".

Depois da apresentação oficial, em maio, o COI deverá anunciar as cidades candidatas aos Jogos de 2020, cujo organizador será escolhido em setembro de 2013 em Buenos Aires. Após a retirada nesta semana de Roma, Tóquio concorrerá com Madri, Istambul, Doha e Baku como aspirante para abrigar o evento.

Reiko Shiota, estrela japonesa do badminton, falou sobre a esperança olímpica da cidade em evento
Reiko Shiota, estrela japonesa do badminton, falou sobre a esperança olímpica da cidade em evento
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade