PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Treinador comemora história de Jaqueline: "melhor que Harry Potter"

3 ago 2012 - 15h35
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Allan Farina
Direto de Londres

Treinador de Jaqueline Ferreira desde os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o romeno Dragos Stanica comemorou o desempenho da halterofilista brasileira nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos de Londres. O oitavo lugar conquistado pela atleta carioca veio acompanhado de um recorde pessoal e nacional, feitos que deveriam ser eternizados segundo Stanica: "eu vou escrever um livro contando a história dela, e vai ficar melhor que Harry Potter".

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Nascida em Duque de Caxias, a atleta enfrentou diversas adversidades até chegar a sua primeira Olimpíada. Pouco tradicional no País, o esporte não tem uma boa estrutura para o desenvolvimento de atletas, o que já fez com que Jaqueline passasse três horas diárias apenas em deslocamento para treinar.

A história de superação da halterofilista brasileira foi celebrada. "Ela bateu recorde no arranque, no total e três no arremesso. Fez uma competição perfeita. Conseguiu tudo. E a gente vinha mal, especialmente no arranque, que é uma coisa muito de cabeça, de emoção. Ou ela se qualificava ou perdia", disse o romeno.

A brasileira também se pronunciou após o desempenho histórico. "Aquela primeira 95 kg já 'me levou na vida'. Mas, poxa, vale a pena fazer esse esporte, certeza. Quando você vê esse público no levantamento de peso, a gente não costuma ver esse público tão grande. Graças a deus eu estou fazendo esse esporte. Mamãe não queria, mas deus quis assim", comentou Jaqueline, que enfrentou resistência familiar para praticar o halterofilismo.

Sofrendo preconceito, Jaqueline continuou a praticar o levantamento de peso mesmo convivendo com comentários de que o esporte era para homens e que deixaria o seu corpo deformado.

"O levantamento de peso é um esporte que, principalmente no Brasil, não tem muitas pessoas que amem ou que assistam as competições. Então vejo 6 mil pessoas em um horário desses, do meio dia e 13h30 (de Londres), para ver o Grupo B é muito gratificante. Achei uma frase bacana: você tem que ter os pés no chão e a cabeça no céu", analisou o treinador.

Sem o investimento necessário na modalidade, Dragos Stanica fez um único aviso: "eu só peço que não cobrem medalha de alguém que começou a treinar ontem".

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Dragos Stanica relembrou problemas que brasileira teve até chegar em Londres
Dragos Stanica relembrou problemas que brasileira teve até chegar em Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade