PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Vizinhos do Parque Olímpico podem entrar na Justiça contra mísseis

10 jul 2012 - 11h08
(atualizado em 11/7/2012 às 09h57)
Compartilhar

Preocupados com uma possível ação terrorista durante os Jogos Olímpicos de Londres, o ministério da defesa britânico posicionou em pontos estratégicos da capital da Inglaterra bases para lançamento de mísseis de alta velocidade em áreas residenciais da cidade. A decisão inédita não recebeu objeções imediatamente, mas estas não tardaram a aparecer. Moradores da Fred Wigg Tower, em Leytonstone, acionaram a justiça para retirada do equipamento militar da região, noticiou o site do jornal The Guardian nesta segunda-feira.

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Alegando uma violação na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, a associação dos residentes afirmou que o posicionamento dos mísseis no topo do edifício coloca sob risco de um ataque terrorista todos os seus habitantes, já que o prédio viraria um alvo das ações criminosas.

Martin Howe, um representante dos moradores, afirmou à corte britânica que é incrível que o exército pense ser aceitável o fato de civis serem colocados em uma base militar provisória sem consentimento. "Uma unidade de mísseis militares e cidadãos ordinários não se misturam", protestou ao The Guardian.

Os militares, porém, não cederam às reclamações da população local e mantiveram sua posição. Um representante do ministério da defesa disse que o órgão, a polícia metropolitana e agências de inteligência não acreditam que a base de lançamento de mísseis coloque em risco a Fred Wigg Tower.

Visando a "segurança nacional", outras bases devem ser instaladas pela cidade. No caso específico da Fred Wigg Tower, o objetivo é proteger o Parque Olímpico do sobrevoo de aeronaves não autorizadas no espaço aéreo britânico.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Bases de lançamento de mísseis de alta velocidade serão espalhadas pela cidade
Bases de lançamento de mísseis de alta velocidade serão espalhadas pela cidade
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade