PUBLICIDADE

Vôlei

Vôlei da China culpa dieta sem carne por mau desempenho recente

3 jul 2012 - 13h39
(atualizado em 5/7/2012 às 11h13)
Compartilhar

Difundida por diversos grupos como alternativa saudável de alimentação, a dieta vegetariana tem sido apontada pela seleção chinesa de vôlei como culpada pelo baixo rendimento da equipe nos jogos recentes. No último domingo, a China foi derrotada em casa pelos EUA, por 3 sets a 0, no Grand Prix. A vitória levou o time americano ao terceiro título consecutivo da competição.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo o treinador da seleção da China, Yu Juemin, as três semanas de alimentação com restrição a carnes causaram declínio significativo no desempenho de suas comandadas. Foram quatro derrotas seguidas sofridas no torneio mundial disputado em Ningbo.

A proibição do consumo de carne nos campos de treino para a Olimpíada partiu do Ministério do Esporte chinês no início do ano, e teve como base um comunicado da Agência Mundial Anti-Doping (Wada) sobre a contaminação do alimento na China e no México. O objetivo é minimizar os riscos de doping acidental por clenbuterol.

A substância é utilizada por alguns produtores na carne de animais como cordeiro, porco e vaca para aumentar o retorno financeiro sobre as vendas. Se detectado na corrente sanguínea de esportistas olímpicos, o clenbuterol gera desclassificação automática da competição internacional.

No aviso, a Wada alerta para os riscos e sugere que atletas chineses e mexicanos se aliementem apenas em restaurantes e lanchonetes aprovados pelas federações de seus países, ou pelo comitê organizador da Olimpíada.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Técnico diz que dieta sem carne causou declínio significativo no rendimento do time
Técnico diz que dieta sem carne causou declínio significativo no rendimento do time
Foto: FIVB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade