PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Yane Marques exalta bronze e planeja Jogos do Rio 2016

15 ago 2012 - 11h44
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

Depois de conquistar a inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres no pentatlo moderno, Yane Marques desembarcou no Brasil, na manhã desta quarta-feira, em conexão para Pernambuco, onde passará as férias e visitará a família. Ela comentou sobre a sensação de subir no pódio e contou seus planos no esporte.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos deLondres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja os resultados dos Jogos de Londres

"A sensação é a de missão cumprida. O resultado foi extraordinário e estou extremamente feliz", disse Yane. A atleta lembrou que, apesar de estar preparada para a Olimpíada, o pentatlo é muito disputado, o que aumenta ainda mais sua alegria pela conquista.

"Esperar uma medalha é difícil, ainda mais se tratando de pentatlo, que é uma prova muito instável, mas eu sabia que eu tinha condições, assim como mais 15 ou 20 atletas. Aconteceu como eu estava esperando, cheguei bem, fiz minha melhor natação, minhas melhores provas e o resultado foi recompensador", destacou.

Antes de pensar no próximo desafio e na sequência de trabalhos, Yane Marques quer aproveitar as férias com a família, uma vez que antes dos Jogos se dedicou aos treinamentos na Itália e permaneceu muito tempo longe dos parentes.

"Agora vou curtir minhas férias. Tem um planejamento feito já para todo o ciclo olímpico", afirmou a atleta, focada em participar dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016. "Eu pretendo participar, então em 2015 eu tenho que estar entre as cinco ou seis melhores do mundo. Esse é meu objetivo".

Yane Marques destaca ciência do esporte como diferencial

A atleta Yane Marques entrou para a lista de medalhistas brasileiros na última prova disputada nos Jogos Olímpicos de Londres, o pentatlo moderno. A modalidade é desconhecida de grande parte dos brasileiros e um dos fatores que ajudou na vitória da atleta foi o desenvolvimento da ciência do esporte, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Para aperfeiçoar a técnica e a resistência em cinco provas diferentes é preciso muito treinamento, mas foi a parceria com a ciência que fez a diferença para que Yane Marques deixasse Londres com a medalha de bronze.

"Nos últimos anos, temos trabalhado muito com o COB em relação à ciência do esporte: biomecânica, biomedicina, uma série de testes e exames. Isso pode fazer diferença de meio segundo em uma prova. E fez diferença para eu fazer meu melhor tempo na natação", ressaltou.

Foi justamente após a natação que Yane passou a figurar entre as melhores, na vice-liderança da classificação. A brasileira evoluiu muito na preparação para os Jogos, com participações em torneio internacionais que a deixaram entre as melhores do ranking da categoria.

"A ciência do esporte foi fundamental para o desenvolvimento de Yane, que passou a ter tranquilidade para seguir trabalhando. Esta evolução dela vem sendo mostrada durante toda a temporada. Por isso ela chegou em Londres para brigar por medalhas", reforçou o treinador, Alexandre França.

Yane Marques fez história e conquistou primeira medalha no pentatlo moderno
Yane Marques fez história e conquistou primeira medalha no pentatlo moderno
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade