PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Adolescente, arqueiro brasileiro está a caminho de Rio 2016

1 nov 2014 - 09h44
Compartilhar
Exibir comentários

Quando foi convocado, aos 14 anos, para integrar a Seleção Brasileira de Tiro com Arco, Marcus Vinícius D'Almeida mostrava aos treinadores que podia sonhar alto e que teria condições de representar o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.  Agora, com 16 anos, o carioca já mostrou que os resultados jogam a seu favor.

Marcus conquistou a medalha de prata na Olimpíada da Juventude, em Nanquim, na China, e o segundo lugar na categoria adulta, no Mundial, na Suíça. Com esses resultados, o arqueiro garantiu uma vaga para o Brasil no Pan-Americano do Canadá.

Marcus Vinícius é a esperança brasileira no tiro com arco
Marcus Vinícius é a esperança brasileira no tiro com arco
Foto: Fabio Azevedo / Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda

O adolescente está participando do 40º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, realizado no Sambódromo, mesmo palco dos Jogos Olímpicos. Muito concentrado, Marcus fala pouco durante a competição.

“Fico muito concentrado nos movimentos. Ainda tenho muito que aprender, mas representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é o meu sonho”, disse Marcus, sempre acompanhado pelo pai Marcus Maurício.

O menino tem dois treinadores à disposição: Renzo Ruele (Seleção Brasileira) e Evandro França (treinador pessoal). Com eles, Marcus trabalha cinco horas por dia e dispara 400 flechas, em média, por treinamento.

<p>Marcus Vinicíus é vice-campeão mundial adulto</p>
Marcus Vinicíus é vice-campeão mundial adulto
Foto: Fabio Azevedo / Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda

“Ele é muito tranquilo, disciplinado e comprometido. Isso explica os resultados que teve até agora”, elogiou Evandro. Os dois embarcam para um período de treinos na Coreia no próximo dia 20. Por lá, a dupla fica 20 dias antes de um período de recesso de fim de ano.

Para alcançar o sonho de representar o Brasil na Olimpíada, Marcus Vinícius precisa manter a boa performance das últimas temporadas. “Ele está no esquadrão mais alto, junto com o Daniel Xavier. Pulamos algumas etapas porque ele foi chegando e conquistando. Tem tudo para chegar lá”, apontou Evandro.

A partir de janeiro, os treinos vão acontecer no Rio de Janeiro, na base da Força Aérea Brasileira. O CT em Maricá também será utilizado. Mesmo em casa, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, tem um stand para que o atleta possa treinar também.

Para competir na modalidade 70m, Marcus investiu pesado para ter um bom equipamento em mãos. O conjunto arco e 12 flechas custa R$ 10 mil. 

Fonte: Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda Fazevedo Produções Artísticas e Eventos Ltda
Compartilhar
Publicidade
Publicidade