PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Após dois fracassos, COI diz que Madri melhorou candidatura para 2020

21 mar 2013 - 15h04
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Vice-presidente do COI, Craig Reedie disse que a terceira candidatura de Madri pode ser a sortuda
Vice-presidente do COI, Craig Reedie disse que a terceira candidatura de Madri pode ser a sortuda
Foto: Reuters

A candidatura de Madri para sediar os Jogos Olímpicos em 2020 é uma melhora de seus esforços fracassados de garantir as edições de 2012 e 2016. Madri, que está competindo com Istambul e Tóquio pelo direito a ser sede da Olimpíada de 2020, apresentou sua candidatura à comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI), chefiada pelo vice-presidente do COI, Craig Reedie, nesta semana.

Ao final de uma visita de quatro dias, Reedie disse em uma conferência de imprensa que a comissão tinha ficado "muito impressionada" com a apresentação.

"Acho que o que acontece em todo contexto de candidatura é que as cidades simplesmente ficam melhores e melhores e melhores", ele disse. "As pessoas veem a experiência dos Jogos em partes diferentes do mundo e não acho que haja dúvida alguma de que esta candidatura aprendeu com isso", completou.

"Eles tomaram o conceito de 2016 como base e é um conceito melhor agora do que era. Quem sabe, talvez a terceira vez seja a que conta?", questionou o dirigente.

Cada cidade entregou seus arquivos de candidatura ao COI em janeiro, e inspeções in loco por um comitê de avaliação começaram em Tóquio neste mês.

Istambul vai receber a comissão de 24 a 27 de março, antes que ela publique uma avaliação técnica no início de julho.

Com a economia em dificuldades e níveis recorde de desemprego, muitos espanhóis estão preocupados com os custos de sediar uma Olimpíada, e a questão dominou as perguntas na entrevista.

"Tivemos uma declaração muito clara do comitê de candidatura", disse Reedie. "Eles acham que a economia espanhola sofreu um momento muito difícil, mas que se estabilizou e vai melhorar. Tenho que dizer a vocês que, se pudesse prever o movimento futuro das economias mundiais, não estaria sentado aqui. Somos gratos pela honestidade e franqueza deles".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade