PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Barcos da canoagem de velocidade terão sistema antialgas nos Jogos Olímpicos

16 mar 2016 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Internacional de Canoagem decidiu nesta quarta-feira, em Madri, na Espanha, que os barcos das competições de velocidade, que serão utilizados nos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, terão um dispositivo que impedirá a fixação de algas.

Presidente da entidade, o espanhol José Perurena, garantiu à Agência Efe que os competidores "não perceberão nada", com relação a diferenças com as embarcações sem o sistema, e que ainda impedirá injustiças.

"Não seria lógico que, em uma prova de 200 metros, uma alga atrapalhasse o percurso do campeão do mundo, e este ficasse fora da final. Isso garante o máximo de igualdade", afirmou o dirigente.

As provas de canoagem de velocidade, ou sprint, serão disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da capital fluminense, entre 15 e 20 de agosto, depois das provas de remo, que acontecerão entre 6 e 13 do mesmo mês.

De acordo com a Federação Internacional de Canoagem, a limpeza das algas no local será feita no início de agosto, antes das competições de remo, por isso, existe um temor de aumento na quantidade no período da segunda modalidade.

"As algas crescem a uma velocidade vertiginosa e nos preocupava que bloqueassem os lemes. Isso seria como se os barcos tivessem um freio. Ficariam bloqueados. Por isso, aprovamos este dispositivo, que é um triângulo, que fica na parte da frente. Quando capta uma alga, este a repele", explicou Perurena

O dispositivo, segundo o dirigentes, já foi testado pelos fabricantes das canoas, mesmo antes da aprovação oficial da entidade para que fosse utilizado nos Jogos Olímpicos deste ano.

As provas de canoagem slalom, por sua vez, serão realizadas no Estádio Olímpico de Canoagem Slalom, que fica no Parque Radical do Rio, localizado no bairro de Deodoro, na zona oeste.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade