PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI defende Rio de críticas e confia em prazos para 2016

5 abr 2011 - 11h54
Compartilhar

Ulisses Neto
Direto de Londres

O Comitê Olímpico Internacional não está preocupado com o andamento das obras para a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Foi o que garantiu nesta terça-feira o presidente da entidade, Jacques Rogge. Os executivos do COI estão reunidos em Londres para discutir os preparativos dos principais eventos esportivos dos próximos anos: os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, além dos Jogos de Inverno de Sochi 2014.

Em entrevista concedida nesta terça, Rogge afirmou que os últimos relatórios recebidos pelo Comitê Internacional mostram resultados positivos na preparação da primeira Olimpíada na América do Sul. "Estamos confiantes que os prazos determinados pelo COI serão cumpridos pelo comitê local", afirmou.

Rogge também comentou as preocupações da Fifa com o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014. Na semana passada, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, mandou um duro recado para o Brasil ao afirmar que "as coisas não estão avançando muito rápido".

O presidente do COI disse que está em contato com a Fifa, mas ressaltou que, no caso da Olimpíada, ainda não existem indicações de problemas. Nesta segunda, o presidente do Rio 2016, empresa responsável pelos preparativos da competição, garantiu que todas as exigências estão sendo cumpridas. Carlos Arthur Nuzman, que também está em Londres participando da reunião executiva internacional e de outros eventos, destacou que "o comitê organizador (local) está absolutamente em dia com a preparação dos jogos" e está "seguindo toda a programação do COI".

O Comitê Olímpico Brasileiro, também presidido por Nuzman, assina nesta terça-feira contrato para utilização do Crystal Palace durante os jogos de Londres 2012. O complexo, situado na região sul da capital britânica, é um dos principais centros esportivos da Inglaterra e será utilizado para a aclimatação e treinamento dos atletas nacionais entre 10 de julho e 13 de agosto de 2012. Será a primeira vez que o Time Brasil terá um local exclusivo para sua preparação durante uma Olimpíada.

O valor do contrato ainda não foi divulgado pelo COB. O prefeito de Londres, Boris Johnson, participa da cerimônia de assinatura na noite de hoje.

"Estamos confiantes que os prazos determinados pelo COI serão cumpridos pelo Rio", diz Rogge
"Estamos confiantes que os prazos determinados pelo COI serão cumpridos pelo Rio", diz Rogge
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade