PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI deixa bandeira a meio mastro em respeito aos atentados na França

14 nov 2015 - 14h38
Compartilhar
Exibir comentários

Um comunicado oficial do Comitê Olímpico Internacional foi divulgado na manhã deste sábado. Assinado pelo próprio presidente Thomas Bach, presta solidariedade às vítimas dos atentados terroristas sofridos em Paris na noite da última sexta-feira. Com mais de 120 mortos e 200 feridos, a capital francesa foi alvo de ataques simultâneos em diversos locais.

“Esses ataques são profundamente chocantes. O COI condena esses atos bárbaros e covardes”, declarou Bach.

Um dos ataques ocorreu nas dependências do Stade de France, onde ocorria o amistoso entre França e Alemanha. Mais cedo, a seleção alemã havia sido surpreendida por uma falsa ameaça de bomba no hotel onde se hospedava. Ao menos quatro pessoas morreram no estádio. Ao fim da partida, que ocorreu normalmente, o público pôde se abrigar no gramado enquanto a saída não era liberada pela segurança do local. O presidente da França, François Hollande, precisou ser retirado às pressas do Stade de France assim que foram ouvidas explosões nos arredores.

Em decorrência dos acontecimentos da madrugada, todos os eventos esportivos foram cancelados na França. Em "estado de emergência", o país tem as fronteiras fortemente controladas e toque de recolher na capital.

Confira na íntegra a declaração de Thomas Bach:

“Isso não é apenas um ataque ao povo francês, este é um ataque a toda a humanidade e todos os valores humanitários e olímpicos.

Devemos permanecer unidos com todas as pessoas espalhadas pelo planeta. Nossos pensamentos estão com familiares e amigos dos que foram mortos ou feridos.

Apoiamos o trabalho de todos os homens e mulheres que tem prestado serviço médico e de segurança, assistindo a população neste momento difícil.

Em tempos obscuros, precisamos nos lembrar de unificar o poder do esporte para manter unidas as pessoas e comunidades, e trazer paz e reconciliação. Hoje todas as pessoas de boa índole devem dizer: Somos todos franceses.

Mandei uma carta de condolências ao presidente Hollande e já ordenei que a bandeira olímpica fique a meio mastro para lembrar desta tragédia.” 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade