PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI pede que Tóquio termine construção de estádio olímpico em janeiro de 2020

25 ago 2015 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu nesta terça-feira ao governo japonês que o novo estádio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seja concluído até janeiro desse ano, depois que as autoridades recusaram o projeto original, o que atrasou a construção.

O vice-presidente do COI, John Coates, fez o pedido durante uma reunião na capital japonesa com o ministro encarregado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Toshiaki Endo, conforme informou a emissora pública "NHK".

Após a reunião, Endo explicou que o governo decidirá no fim deste mês o plano de construção para o projeto do novo estádio, seu custo e o tempo que levará para concluir a construção.

O ministro afirmou que não pode se comprometer com a data sugerida pelo COI, já que com a revisão do projeto foi calculado que o estádio deve ficar pronto em abril, "com um calendário muito apertado".

Após grande polêmica devido ao custo e magnitude excessivos, o governo japonês decidiu no dia 17 de julho retomar do zero o projeto para a construção do estádio dos Jogos Olímpicos de 2020.

Isso significou não seguir o projeto da arquiteta Zaha Hadid, que deveria estar pronto para a Copa do Mundo de Rúgbi de 2019, e que as autoridades japonesas tiveram que convocar de um novo concurso internacional.

O projeto da famosa arquiteta recebeu fortes críticas devido ao elevado custo e não adaptação ao entorno urbano do recinto, que será construído sobre o antigo estádio dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

O mal-estar aumentou depois que seus responsáveis confirmaram que o custo de estádio chegaria a 252 bilhões de ienes (R$ 7,32 bilhões), o dobro do que foi orçamentado originalmente.

Durante a reunião, Coates insistiu que o COI não exige que o estádio tenha uma capacidade mínima de 80 mil assentos, como contemplava o anterior e faraônico projeto, informou a agência "Kyodo".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade