PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI planeja punições severas para atletas flagrados nos exames antidoping

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, acredita que os atletas flagrados nos novos exames antidoping com amostras de Pequim 2008 e Londres 2012 não disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira o COI revelou que 454 amostras de Pequim 2008 foram reanalisadas e 31 atletas de seis países e 12 esportes diferentes […]

18 mai 2016 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, acredita que os atletas flagrados nos novos exames antidoping com amostras de Pequim 2008 e Londres 2012 não disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira o COI revelou que 454 amostras de Pequim 2008 foram reanalisadas e 31 atletas de seis países e 12 esportes diferentes acabaram testando positivo para substâncias ilegais.

“Dezenas de atletas flagrados por doping provavelmente serão excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, disse o presidente do COI e ex-campeão olímpico de esgrima em artigo publicado pelo jornal francês Le Monde.

Os nomes dos atletas não foram divulgados, entretanto, o COI assegurou que as Federações dos países envolvidos serão notificadas em breve. Outras 250 amostras de atletas que participaram de Londres 2012 também foram reanalisadas e os resultados deverão ser revelados nos próximos dias.

Trabalhando em conjunto com a Agência Mundial Antidoping, o Comitê Olímpico Internacional também irá investigar as declarações do ex-diretor do laboratório antidoping da Rússia, Grigori Rodtchenkov , que denunciou um esquema de acobertamento de flagrantes de doping de atletas russos para aumentarem seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

“Se a investigação confirmar a veracidade das alegações, isto revelaria uma nova dimensão chocante do doping, com um nível de criminalidade sem precedentes”, comentou Bach, se referindo as declarações de Rodtchenkov, atualmente exilado nos Estados Unidos.

A tendência é que o COI utilize a política de tolerância zero. Atletas envolvidos nesses escândalos deverão receber punições severas, incluindo o banimento olímpico. Quem também poderão sofrer duras penas são as Federações dos países envolvidos nos esquemas de doping, como aconteceu com a Federação Russa de Atletismo, suspensa recentemente pela Federação Internacional de Atletismo, órgão que regula o esporte mundialmente.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade