PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI receberá atletas que forem refugiados nos Jogos Olímpicos

26 out 2015 - 21h50
Compartilhar
Exibir comentários

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou nesta segunda-feira em Nova York, durante a 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que a entidade esportiva receberá durante os Jogos do Rio de Janeiro os atletas de alto nível em condição de refugiados.

Durante a assembleia na qual foi aprovada uma resolução para que haja uma Trégua Olímpica durante os Jogos de 2016, Bach também pediu ajuda às nações para que ajudem a identificar os atletas de alto nível que são refugiados atualmente.

"Na atualidade, nenhum desses atletas teria a oportunidade de competir nos Jogos Olímpicos, embora se tenham classificado, por sua condição de refugiados. Eles não têm um país a representar", disse Bach.

Por isso o COI convidará esses atletas a competir no Rio de Janeiro em 2016. Segundo a entidade, "os atletas que não tiverem equipe nacional, uma bandeira por trás ou um hino serão bem-vindos aos Jogos para que concorram sob a bandeira e o hino olímpicos", disse.

"Os atletas refugiados terão um lar junto aos 11 mil atletas dos 206 comitês olímpicos nacionais na Vila Olímpica. Será um símbolo de esperança para todos os refugiados do mundo, e fará com que o mundo se dê conta da dimensão desta crise", comentou.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão disputados de 5 a 21 de agosto do ano que vem. Os Paralímpicos ocorrerão entre de 7 a 18 de setembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade