PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Comitê Olímpico Italiano aprova candidatura de Roma como sede para 2024

2 jul 2015 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico Italiano (CONI) autorizou nesta quinta-feira a candidatura de Roma para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.

A aprovação foi dada por unanimidade, segundo informou a imprensa local, e agora terá que ser confirmada pelo Conselho Nacional do CONI, que deverá se reunir nesta tarde.

O presidente do organismo, Giovanni Malagò, afirmou que o universo do esporte italiano está "unido e compacto" para apoiar a candidatura".

No dia 25 de junho foi a vez do trâmite político e a prefeitura da capital italiana aprovou, embora com mais divergências, a candidatura romana com 36 votos a favor e seis vereadores contra.

A concorrência de Roma para os Jogos Olímpicos de 2024 foi antecipada em dezembro pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, que ressaltou que o projeto carecerá de "grandes infraestruturas, mas contará com grandes atletas".

A candidatura gerou uma das maiores polêmicas do país nos últimos tempos ao colocar em xeque a viabilidade econômica do projeto e o lucro que isso poderia representar para as cidades italianas.

Em fevereiro de 2012, o governo de Mario Monti não autorizou uma candidatura olímpica para 2020 por não se considerar em condições de assumir as garantias financeiras que o Comitê Olímpico Internacional pedia às cidades.

O presidente da Alitalia e ex-mandatário da Ferrari, Luca Cordero di Montezemolo, presidirá o comitê promotor da candidatura romana para 2024.

Até o momento, Hamburgo (Alemanha), Budapeste (Hungria), Paris (França) e Boston (EUA) também anunciaram o desejo de organizar os Jogos de 2024.

O prazo de apresentação oficial de candidaturas expira no dia 15 de setembro e o Comitê Olímpico Internacional anunciará em 2017 qual cidade sediará os Jogos Olímpicos de 2024.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade